“CONTRIBUIÇÕES DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTAL”

2187 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.

A Gestão Financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitem à empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada. Essa obtenção de recursos financeiros deve ser ponderada com base em indicadores relativos à empresa, mas que vão muito para além dela, abrangendo toda a sua envolvente desde o mercado em que atua até à conjuntura económica em que ela tem de atuar. Tendo como objetivo a estabilidade e rentabilidade da empresa.

A ética não deve ser confundida com lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética. A questão social é um tema que já vem sendo discutido a um longo tempo, e a conscientização das empresas, com relação à sua responsabilidade social e a necessidade de resposta aos anseios da sociedade, têm feito surgir importantes iniciativas no campo social.

A Matemática Financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem

Relacionados