ÔNIBUS EXECUTIVO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MELHORIA DO TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO PAULO

4581 palavras 19 páginas
Linhas Seletivas de Ônibus - Uma
Alternativa para o Trânsito de São Paulo
Jônatas Vasconcelos Soares - jonacet@yahoo.com.br
Benedito Nonato Barbosa - beneditobarbosan@gmail.com
Curso Superior de Tecnologia em Logística e Transportes – Fatec Zona Sul
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo propor medidas que buscam aumentar a mobilidade urbana no município de São Paulo, oferecendo um serviço de transporte diferenciado e consequentemente visando a sensibilização das pessoas para o uso moderado do automóvel. O sistema ora sugerido não substitui nem elimina nenhum dos outros modos de transporte atualmente existentes, mas sim a estes deve se somar, tornando-se mais uma alternativa e um verdadeiro direito de opção, para atender à crescente demanda da população por transporte público de qualidade, um dos pré-requisitos para a urbanidade e o progresso.
Palavras chaves: Trânsito;Transporte público;Ônibus executivo; Logística de transporte.

1. Introdução
Quem circula por São Paulo e seu entorno vê que embora congestionada, emperrada, esta megalópole vive em permanente reinvenção para não sucumbir. Parar seria capitular, renderse aos desafios inerentes ao progresso.
SYLOS (2008), em sua pesquisa constatou que mesmo com infraestrutura de metrô e trem de superfície em modernização e expansão, a cidade de São Paulo é dependente incondicional do ônibus. Metrôs e trens transportam em torno de 4 milhões de passageiros por dia. Os 15 mil ônibus levam 8 milhões, o dobro dos sistemas sobre trilhos.
É como se quase a metade da população do mundo andasse por ano na frota de ônibus urbana paulistana. É verdade. Os ônibus de São Paulo transportaram em 2009 um total de 2,87 bilhões de passageiros (60% pelo subsistema estrutural , 40% pelo subsistema local). Houve uma leve expansão de 1,2% sobre o volume movimentado em 2008. transporte é considerado omponente principal dentro do sistema Logístico, representando em média 64% dos custos logísticos. Já no tocante a organização

Relacionados