Tarefa3 Estrutura Logistica Do Pr Sal

1984 palavras 8 páginas
LUIZ HENRIQUE URBANO

Curso: Engenharia de Petróleo e Gás
Disciplina: Logística do Petróleo
Responsável: Tiago Moreira Barbosa
Identificação da tarefa:

TAREFA 3

A análise da estrutura logística de distribuição de derivados de petróleo no Brasil no setor do Pré-Sal :

O Brasil é reconhecido mundialmente por possuir uma das melhores tecnologias de extração de petróleo em águas profundas e a Petrobras, dona do principal seguimento da economia do país e detentora desse status apresenta uma perspectiva de futuro com relação à logística e sistemas de escoamento de sua produção.
A exploração de petróleo é a principal atividade econômica do país e as previsões da escassez desse recurso que assombra não só a economia brasileira como a economia mundial fez com que o país buscasse formas alternativas de exploração desse recurso.
O Pré-Sal descoberto recentemente é uma dessas alternativas e os desafios de exploração que já se iniciaram no Brasil fizeram com que fosse necessária uma evolução tanto nos aparatos tecnológicos de produção e suporte ligados a ela, quanto de modelos inovadores de administração desses recursos.
Os serviços de apoio logístico de produção que se pretende contratar devem dar respostas rápidas ao sistema de cadeia de produção, minimizando ao máximo os custos desse serviço desonerando a cadeia produtiva.
A exploração do petróleo na zona Pré-sal não é tarefa fácil, visto que está localizado a 300 km da costa, o dobro de distância que possui a Bacia de Campos, e esses poços são perfurados a mais de 7000 metros de profundidade. Isso exigiria gasodutos e oleodutos mais resistentes onde nessa profundidade a agressividade do ambiente devido à pressão e agentes corrosivos são mais severos.
Diante destes cenários vê-se a necessidade de superar os desafios tecnológicos e encontrar a melhor maneira para transportar não só o petróleo e gás, mas também materiais de suporte a toda cadeia de produção e trabalhadores.
O transporte é uma das principais funções

Relacionados