Ética teológicaOntem e Hoje

633 palavras 3 páginas
Introdução

A ética teológica não é algo novo no seio da história Eclesial. É algo que a necessidade fez com que fosse refletida e formulada, buscando melhorar a vida e o relacionamento entre os cristãos e toda a humanidade.

Para chegarmos nas diversas formulações que temos hoje, houve um longo processo. Este não aconteceu de forma linear, de forma crescente., demostrada em pontos altos e baixos.

nestre processo o ser humano, que trataremos nesta síntese da obra de Peinado, Éticas teológicas ontem e hoje, buscando ver qual caminho percorreu a ética teológica dentro da Igreja, que contribuições ela trouxe e o que deixou a desejar, bem como o que nos aguarda no futuro promissor.

Dentro desta, pegamos o esquema do autor, que dividiu o livro em quatro capítulos e um epílogo, e trabalharemos como sendo cinco capítulos. Neles procuraremos tratar, dentro de cada, temas específicos e de salutar importância.

I - proposta da ética e da ética teológica em geral

O ser humano é caracterizado pela sua maneira de ser e de se comportar. Diferentemente dos outros animais, ele é chamado a modelar-se a si mesmo, experimentando a capacidade de auto dirigir-se, de orientar a sua vida. É aqui que entra a ética como um fenômeno puramente humano, tendo como função primeira dar uma orientação estável, encontrar caminhos que levam até uma meta, e criar um estilo e maneira de viver que seja coerente com o projeto e com os valores que dignificam a vida.

O autor faz definições diferentes para a ética e a moral. Como moral ele entende aquilo que trata do sentido último da vida, na qual se inscrevem tais comportamentos. Estes, por sua vez, não são universáveis, pertencendo mais ao plano individual e ao mundo das crenças. Ao passo que por ética ele compreende as disposições do homem na vida: seu caráter, seus costumes e também a moral. Em outras palavras, a moral é uma ciência do que o homem deve ser em função do que já é. E a ética pertenceria mais ao campo da filosofia

Relacionados