421716820175

328 palavras 2 páginas
1) 1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema edois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

O Editorial publicado no Jornal Folha de São Paulo – Opinião, em 20.08.2012, tratada linguagem prolixa e empolada utilizada pelo Poder Judiciário, destacando como se desenrolaram os votos e se elaboraram os documentos vinculados ao julgamento do “ Mensalão” que é como a imprensadenomina a Ação Penal 470, julgada no 2º Semestre de 2012, no . Supremo Tribunal Federal
O autor expressa a sua discordância com essa prática maléfica, registrando no seu texto desde o inicio que “Osmaus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário” O Editorialista reforça seus argumentos de insatisfação com a excessiva verbosidade das manifestações oraise escritas classificando tanto as falas dos advogados e ministros quanto os textos das sentenças como parte de “ um espetáculo obscuro e bizantino” exibido ao público que acompanhava pela TJ Justiçae outras repetidoras as imagens do julgamento “ao vivo e a cores”.

R2: Morosidade no julgamento dos acusados do mensalão. Quanto ao ponto de vista do autor,ele faz duras críticas a morosidade do rito processual do sistema judiciário e as práticas de alguns ministros do STF que tendem a protelar o curso do processo dos acusadosdo mensalão. Podemos notar nas frases “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica maisobjetiva, direta e sucinta” e “que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolvere pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro” o real ponto de vista do autor, conforme otexto descrito.

Relacionados

  • 421716820175
    385 palavras | 2 páginas