421716820175

385 palavras 2 páginas
RE: Unidade I - História da Educação Infantil
Atualmente o cenário da Educação infantil está bem melhor, precebo que a criança, tem sido valorizada e todas as suas manifestações.

Nos dias atuais, todas as crianças tem direito a Educação Infantil, seja rica ou pobre.

Todos os movimentos do passado foram importantes,porém considero a constituição de 88, o ponto final para o descaso dos governantes

com os mais carentes,garantindo assim o direito para todos.
Boa noite!

Muitos acontecimentos se desenvolveram para que a Educação Infantil chegasse ao formato que temos hoje.

Porém alguns fatos considero como marcos:

1882 com Rui Barbosa e sua visão de que o jardim de infância era a primeira etapa do ensino primário.

1932 com Mário de Andrade propondo a implantação das praças de jogos (inspiradas nos jardins de infância de Froebel)

1961 LDBN que incluiu as escolas maternais e os jardins de infância no sistema de ensino

Década de 80, movimentos populares, pressão feministas, fim do regime militar e a nova constituição em 1988, reconheceu-se que a Educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.
Acredito que houve uma contribuição em cada fato, desde 1920 onde a creche seria um paliativo para evitar doenças, até os aspectos cognitivos, emocionais e intelectuais das crianças... Contudo acredito que foi a fase mais marcante a época em que pensaram em desenvolver aspectos na criança em que se destacavam a criatividade e sociabilidade atendendo ao aprimoramento intelectual dos mesmos, época de 1970.
Acredito que houve uma contribuição em cada fato, desde 1920 onde a creche seria um paliativo para evitar doenças, até os aspectos cognitivos, emocionais e intelectuais das crianças... Contudo acredito que foi a fase mais marcante a época em que pensaram em desenvolver aspectos na criança em que se destacavam a criatividade e sociabilidade atendendo ao aprimoramento intelectual dos

Relacionados

  • 421716820175
    328 palavras | 2 páginas