Época Napoleônia

849 palavras 4 páginas
Época Napoleônica
A Época Napoleônica foi o período compreendido entre 1799 e 1815 durante o qual Napoleão esteve no poder da França. Ele foi convidado a assumir o trono francês por ter sido um militar de destaque durante várias batalhas e campanhas nas quais o exército francês participou durante a Revolução Francesa e o período do Diretório.
Sua época no poder francês foi dividida em três fases: Consulado, Império e o Governo dos 100 dias.
Napoleão Bonaparte assumiu o governo francês em 1799 na qualidade de cônsul. Durante esse período não ocorreram muitas guerras pois foi assinada a Paz de Amiens que cessava as guerras freqüentes entre a França e a Inglaterra, sendo assim, nessa primeira fase foram tomadas diversas medidas visando à organização da França, são elas: o incentivo ao surgimento de novas indústrias com a criação da Sociedade de Fomento Industrial; avanços no setor de comunicações e transporte; criação do Banco da França para controlar o financeiro e garantir a instituição de uma nova moeda, o franco (que substituiu a libra e os assignatis e vigorou até a assinatura francesa ao Tratado do Euro da UE); criação de liceus (escolas de ensino público) e liceus militares ( escola que preparava os meninos para a carreira militar); construção de estradas e portos, o último tinha importância militar e comercial. Mas, a medida mais importante foi a implantação do Código Civil. Conhecido como Código Civil Napoleônico, foi o primeiro código civil moderno e está até hoje em vigor na França; dentre algumas determinações do mesmo estão: estabelecimento do casamento civil, divisão igualitária da herança entre os filhos, criação da pessoa jurídica, estabeleceu que após o falecimento do marido a viúva poderia reger a casa, dentre outras coisas.
Em 1803, a Inglaterra rompe a Paz de Amiens, reativando a coligação Anti-França que contava com Rússia, Prússia, e Áustria como membros.
Já em 1804, Napoleão é coroado imperador em uma episódio que marcou a história

Relacionados

  • A ere dos imperorios
    1977 palavras | 8 páginas
  • Revolução industrial
    4098 palavras | 17 páginas