T.I verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
BIG DATA:
IMPORTÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

JÚNIOR, Francisco Theodoro
Graduando em Gestão da Tecnologia da Informação – Fatec / Bragança Paulista
FERNANDES, Leandro Alves
Graduando em Gestão da Tecnologia da Informação – Fatec / Bragança Paulista
DELGUINGARO, Nicolas
Graduando em Gestão da Tecnologia da Informação – Fatec / Bragança Paulista
SOUZA, Rony Alberto
Graduando em Gestão daTecnologia da Informação – Fatec / Bragança Paulista

RESUMO
Ampla abordagem do termo tecnológico Big Data, explicando sua importância, utilização dentro de empresas e expondo exemplos de como é aderido.
Muito resumido.


1. INTRODUÇÃO – Falta configuração de margens
A cada dia a quantidade e variedade de dados gerados são imensos, isso sem contar o armazenamento dos mesmos. Oprincipal objetivo da elaboração deste conteúdo é mostrar a importância na implantação de novas tecnologias em empresas que trabalham com um grande fluxo de dados, dentre elas podemos citar: “bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, serviços de busca on-line e redes varejistas”. Mas somente dados não significam nada, é preciso processá-los de maneira coerente e se tratando de empresas épreciso também ter velocidade no processamento, para isso foram criadas ferramentas que possam trabalhar com um número muito grande de dados e sendo veloz o suficiente para fazer todo seu processamento sem qualquer tipo de atraso. Essas ferramentas se resumem á um único nome: Big Data.
Informação é a base para o sucesso e se a empresa souber como utilizar seus dados, poderá analisar e saberonde e como melhorar um produto, na criação de uma estratégia de marketing mais eficiente, saberá onde cortar custos, como aumentar a produção e como evitar desperdícios de matéria prima. Isso tudo dará vantagens até em superar um concorrente e ter a confiança e credibilidade de clientes e parceiros que com toda certeza levará a empresa á um patamar bem maior do que está.
Há muito tempoque os departamentos de TI contemplam aplicações de Data Mining1 e Business Intelligence2, que são usados justamente para a analise de dados, tomadas de decisões e outras funções relacionadas ao mesmo. O Big Data tem como proposta tratar os dados com uma abordagem mais ampla, eficiente e precisa, já que o cenário está em um estado “critico”, por esse motivo o conteúdo desta pesquisa foi criado,para minimizar o interesse na utilização de tecnologias anteriores ao Big Data em empresas que possam se tornar de grande porte, com constante fluxo de dados.
Conteúdo baseado nesta pesquisa é bibliográfico, tomando como base referências em livros e no mundo virtual. Uma das citações mais completas de empresa que aderiu o Big Data pode ser da Google, que é um grande exemplo de empresa queutiliza os recursos disponibilizados por tal tecnologia.
Serão abordados nesta pesquisa os principais temas sobre Big Data, entre eles: toda sua história, conceito, principais características, empresas que já aderiram a esta tecnologia e os pontos negativos. Sendo assim, abordaremos as situações acima, verificando algumas soluções.

2. HISTÓRIA DO BIG DATA
2.1. Como Eram Tratados osDados Sem a Tecnologia da Informação
Quando não existia a Tecnologia da Informação, os diretores das empresas eram obrigados a criar estratégias com base em poucas informações, não porque eles queriam assim, mas porque simplesmente era praticamente impossível coletar muitas informações. Na década de 60, por exemplo, era muito difícil para uma rede de supermercados saber que tipos deprodutos os clientes compravam constantemente. Alguém poderia imaginar que quem compra vinho também compra queijos caros, mas tendo sempre incerteza de tudo isso. Nesta década tudo era feito em papel, então seria necessário analisar manualmente os registros de compras, um a um. Um processo que demoraria muito, que teria altos custos e com toda certeza muitos erros.
Hoje com a chegada da...
tracking img