S Ntese Ratzel Vidal

1497 palavras 6 páginas
UNIVERIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊCNIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA – HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
PROFª. DRA. FLORICE RAPOSO
ALUNO – JOSÉ TIAGO SIMIÃO DE SOUSA

Síntese-esquema do texto “Ratzel e a Antropogeografia”

Ratzel vivenciou a constituição do Estado Alemão em seus estágios iniciais.
O conhecimento geográfico sistematizado por Ratzel foi essencial para concretizar os desejos expansionistas do Estado Alemão.
As teorias de Ratzel ficaram conhecidas como “manual do imperialismo”.
As relações capitalistas adentraram tardiamente na Alemanha, por conta da herança de estruturas do Feudalismo.
O ambicioso e agressivo projeto imperial do Estado Alemão, foi um convite para pensar o espaço e produzir conhecimento geográfico, sistematizando-o.
Ratzel foi um intelectual engajado no projeto estatal Alemão, produzindo conhecimento para legitimar o expansionismo bismarckiano.
Ratzel dizia: “semelhante à luta pela vida, cuja finalidade básica é obter espaço, as lutas dos povos são quase sempre pelo mesmo objetivo”. Com esta afirmação ele fazia um elogio ao imperialismo, impulsionando e legitimando as ações expansionistas do Estado Alemão.
O principal livro de Ratzel denomina-se Antropogeografia – Fundamentos da aplicação da Geografia à História. Foi considerada a obra fundadora da Geografia Humana. No livro Ratzel definiu o objeto de estudo da Geografia, como sendo o estudo das influências que as condições naturais exercem sobre o homem.
Segundo as teorias de Ratzel, a natureza influenciaria a constituição social. Através da riqueza natural que propicia, através dos recursos do meio disponíveis em determinada localidade, espaço, onde se constitui uma sociedade.
Para Ratzel o progresso de uma sociedade se expressaria com um maior uso dos recursos do meio pelo homem.
Quanto maior o vínculo com o meio natural em que vive, maior a necessidade de posse desse espaço. Assim, para Ratzel, surge a necessidade de criar o Estado. “Quando a sociedade se

Relacionados