S ndrome de burnout e sua rela o com a Enfermagem Trabalhos feitos

3651 palavras 15 páginas
Síndrome de burnout e sua relação com a Enfermagem

Barlem (2013) versa que tal síndrome está ligada as relevantes causas de estresse e exaustão, desenvolvendo-se a partir de três vertentes, tal qual, se mostram particularmente vinculadas ao profissional da área de enfermagem, sendo elas: exaustão física, mental e emocional. Os conceitos desenvolvidos pelo profissional afetado pelo problema refletem o intenso cuidado que o mesmo necessita ter em seu âmbito ocupacional, muitas vezes ignorando seu próprio estado físico ou psicológico, resultando em uma possível cronificação de de tal patologia.
Frente as condições atribuídas pelo tema em geral, Napoleão (2005) Transcende as afirmações explicativas da Burnout ou estresse, diversificando assim os fatores envolventes de cada causa. Há uma forte base em relação ao cotidiano capitalista na premissa apresentada pelo autor, que aliena tais condições aos processos de estresse dos profissionais de enfermagem, aderindo assim uma nova linha de raciocínio, que seria a inclusão das próprias questões pessoais como catalisadora do estresse. A insafisfação profissional, produtividade, doenças e outros fatores envolventes são agravantes de tal condição, auxiliando na construção de um ego e corpo enfraquecido. Por outro lado, destaca-se a Burnout, que designa-se como algo que parou de funcionar devido a algum tipo de exaustão, geralmente movido pelo sentimento de fracasso, notado frequentemente pelos funcionários da rede pública de saúde.
Encontra-se uma semelhança nas afirmações de Haddad (2008), quanto ao contexto diagnóstico explícito por Barlem (2013), onde ambos reforçam as questões aversivas criadas pelo próprio ambiente e suas exigências excessivas. Contudo, ao focar nas exaustões eminentes, o autor se baseia em quatro fatores relativos, sendo o psíquico, físico,comportamental e defensivo, caracterizados como conjunto que realiza o processo efetivo dentro do contexto de sintomas apresentados anteriormente. O fator

Relacionados