Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba. FICHAMENTO

1445 palavras 6 páginas
Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba.

Introdução

O presente artigo, elaborado pelo professor Doutor em Geografia Francisco Mendonça trata da problemática criada a partir da urbanização na modernidade, no que se refere à qualidade e das condições de vida a partir de um viés socioambiental no sistema urbano, vulnerabilidade ambiental na cidade moderna e o Sistema Ambiental Urbano.
O mesmo utiliza-se dos problemas que ocorrem na região metropolitana de Curitiba.

Alguns novos conceitos envolvidos na análise dos problemas ambientais urbanos:

Ideia central: contextualização de impactos ambientais, e sua inter-relação com a sociedade.

Os impactos ambientais urbanos, por muito tempo, tiveram seu foco de pesquisa no cunho naturalista, dando maior atenção à degradação do meio ambiente em detrimento a condição humana na urbe. A partir destes estudos, chegou-se a conclusão que o tempo da natureza é lento já o da sociedade rápido. Esta visão é generalista, visto que nem todos os processos naturais são lentos e nem todos os processos de alteração da sociedade são rápidos.
Exemplo: desastres naturais como terremotos são rápidos, já o desenvolvimento de uma determinada sociedade pode ser lento, especialmente se não houver acesso a tecnologias, que poderiam alterar essa sociedade, tornando-a suscetível as rápidas alterações naturais.
Tal vulnerabilidade está relacionada também a classe social que o homem se encontra: enquanto a alta classe, composta por indivíduos com maior poder aquisitivo e, por consequência com mais acesso as tecnologias disponíveis, tem a impressão que pode controlar tanto tempo quanto a natureza, as classes com menor poder aquisitivo, sem acesso a tais recursos, fica a mercê das intempéries e desastres naturais, sem um controle, ou pseudo controle do tempo.
Essa segregação sociofinanceira acaba por criar, dentro da cidade, subdivisões: a cidade formal, constituída dos

Relacionados

  • Fichamento artigo Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: Uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba.
    659 palavras | 3 páginas