RESENHA DO LIVRO DE ANBA ANGÉLICA ALBANO:  O ESPAÇO DO DESENHO E A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR

1751 palavras 8 páginas
RESENHA DO LIVRO DE ANBA ANGÉLICA ALBANO:

O ESPAÇO DO DESENHO E A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR

São Paulo
24/05/2010

O livro de Ana Angélica Albano, “O espaço do desenho e a educação do educador”, trabalha na investigação sobre o desenho e expõe as diversas consequências do papel dele na educação e também na vida. É por meio dele que também surge uma reflexão a respeito da arte na formação social do indivíduo, e de como a estreitamos no decorrer do avanço industrial, segregando-a de atividades em que a mesma seria essencial para o nosso crescimento não somente profissional, como também enquanto cidadãos.

Já no início do livro, a autora discorre a procedência da palavra desenho, e sua filologia que vem da palavra “desígnio”, a qual significa projeção. Assim surge o argumento de que o desenho seria a maneira na qual a criança projeta no espaço o seu jogo com os objetos que possui, para além de uma linha sobre a superfície do papel: “... a criança desenhando está afirmando a sua capacidade de designar.” Pois ela responde e se comunica com aquilo que apreendeu ao expressar suas compreensões e vontades ali. “... O desenho como possibilidade de lançar-se para frente, de projetar-se”.

É a partir dessa expressão manifesta pela criança que ouviremos e conheceremos um pouco mais de suas experiências captadas e transformadas, bem como os seus desejos expostos, percebendo, por meio da história por ela construída, os seus conflitos e receios. “O desenho é a sua primeira escrita.” Ele é o gesto e a fala da criança, registrados enquanto escritos infantis. Antes de saber escrever, ela desenha. A projeção do desenho está no ver-se ali, e transformar-se ao rever. A criança interage nesta projeção como num espelho, onde enxerga o seu interior mostrado no papel, depois a sua reação ao ver o resultado exposto, que também interage com a mesma. Eis o poder de mudança da ação de desenhar, por si só. Essa reconstituição da realidade pela pintura. E até mesmo terapêutico, pois “se

Relacionados