Recorte do perfil do menino MENINA QUE SE ENCONTRAVA nas ruas NOS ANOS 80.1

1488 palavras 6 páginas
Recorte do perfil do menino MENINA QUE SE ENCONTRAVA nas ruas NOS ANOS 80.1

Maurício Camilo da Silva

Para falar dos meninos (as) que estão nas ruas, faz-se necessário limitar esta leitura, enfocando particularmente, o local onde são encontrados estes meninos (as). Neste sentido, estarei tratando da realidade dos meninos (as) que estavam na Cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Largo da Carioca, no final da década de 80. Aproveitarei esta oportunidade para descrever sucintamente, a experiência de abordagem com meninos (as) nas ruas e os desdobramentos deste processo, enquanto educador social, que esteve vinculado ao Projeto de Acompanhamento a grupos de meninos (as) que estão nas ruas do Rio de Janeiro – CIAS João XXIII, 1986/1995.
O período de abordagem culminou com o término do processo de observação dos meninos (as) em vários locais da cidade do Rio de Janeiro, de São Gonçalo e de Niterói. As observações tinham como objetivo captar os aspectos da vida das crianças e dos adolescentes na rua, variando desde as atividades desenvolvidas: lazer, como se alimentavam, etc., até seu fluxo por vários pontos da cidade e de município para município. Um dos locais que foi observado, o Largo da Carioca, corredor que liga a Cinelândia ao centro comercial, possuía um número considerável de camelôs, pedintes. Estes últimos eram figuras muito comuns no largo, devido à localização do antigo Convento Santo Antônio. É, ao longo de sua entrada que se vê grande número de mulheres com filhos menores vendendo velas, tapetes, esmolando, assim como recebendo pães, dinheiro e roupas.
A experiência de abordagem ocorreu através de conversas de sensibilização junto às famílias, para que essas permitissem o trabalho com as crianças e os adolescentes, os quais estiveram resistentes mesmo com a permissão dos familiares. O “quebra-gelo” ocorreu com as atividades de pintura a guache, onde aos poucos as crianças e os adolescentes daquela área, foram percebendo melhores suas

Relacionados

  • Derecho a la vida
    544645 palavras | 2179 páginas