Rac`s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ITABIRANA
DIFUSORA DO ENSINO










OHSAS 18001


































OHSAS 18001



















Carine Silveira Martins












Trabalho do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho, Período Noturno, 2° Modulo, DisciplinaPrevenção e Controle de Perdas, ministrada pela Professora Rosimeire.






SUMÁRIO







1. O que são as OHSAS ........................................................................................................3
2. Qual a origem das OHSAS ..............................................................................................3
3. Sua Aplicação...................................................................................................................4

4. Termos e Definição ..........................................................................................................7
5. Referencias Bibliograficas ........................................................................................9
1. OHSAS 18001 
A OHSAS 18001 é umaespecificação de auditoria internacionalmente reconhecida para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Foi desenvolvida por um conjunto de organismos comerciais líderes, organismos internacionais de normas e certificação com foco em uma lacuna para a qual não existe uma norma internacional certificável por organismos certificadores.
A OHSAS 18001 foi desenvolvida  com compatibilidade coma ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.
As áreas chave a seguir são enfocadas pela OHSAS 18001:
• Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos
• Estrutura e responsabilidade
• Treinamento, conscientização e competência
• Consulta e comunicação
•Controle operacional
• Prontidão e resposta a emergências
• Medição de desempenho, monitoramento e melhoria
A OHSAS 18001 pode ser adotada por qualquer organização que deseja implementar um procedimento formal para redução dos riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público em geral.


2. Qual a origem das OHSASEsta série de normas surge da necessidade de harmonizar as diversas especificações nacionais na área da Segurança e Saúde no Trabalho, que começavam a ser publicadas.
































3. Sua Aplicação

Implementação e operação

Estrutura e responsabilidade

As funções, responsabilidades e autoridades do pessoal que administra,executa e verifica atividades que tem um efeito nos riscos de SSO das atividades, instalações e processos da organização, devem ser definidas, documentadas e comunicadas para facilitar a gestão de SSO. A responsabilidade final sobre segurança e saúde ocupacional pertence à alta administração. A organização deve designar um membro da alta administração (por exemplo, em uma grande organização, um diretorou um membro do comitê executivo) com a particular responsabilidade de assegurar que o sistema de gestão de SSO seja devidamente implementado e atende aos requisitos em todas situações e locais de operação da organização.


A administração deve fornecer recursos essenciais para a implementação, controle e melhoria do sistema de gestão de SSO. (NOTA Recursos incluem recursos humanos eatividades especializadas, recursos tecnológicos e financeiros) O membro designado pela administração deve ter função, responsabilidade e autoridade definida para:

- assegurar que os requisitos do sistema de gestão de SSO estão
estabelecidos, implementados e mantidos em acordo com esta especificação da OHSAS;
- assegurar que os relatos do desempenho do sistema de gestão de SSO são apresentados...
tracking img