PÓS-MODERNIDADE, NEOCONSERVADORISMO E SERVIÇO SOCIAL – JOSIANE SOARES SANTOS

5559 palavras 23 páginas
PÓS-MODERNIDADE, NEOCONSERVADORISMO E SERVIÇO SOCIAL – JOSIANE SOARES SANTOS
Atualmente a uma ênfase de revitalização do conservadorismo, devido à influência do pensamento pós-moderno. Sendo que se têm duas questões para destacar: A primeira, é preciso notar o histórico atraso com que essa discussão chega ao serviço social, mantendo a mossa “tradição” de absorção tardia das polêmicas oriundas das ciências sociais, malgrado a já consolidada inserção da profissão nos meios acadêmicos. Em relação a segunda, essa diz respeito ao risco que corremos de reforçar o “atraso histórico”, muito embora isso não nos desobrigue do enfrentamento do debate acerca da pós-modernidade, uma vez que sua essencialidade está dada pelo potencial neoconservador. Ou seja, mesmo com as evidentes necessidades de aprofundamento teórico, a pós-modernidade já aparece na discussão do serviço social como uma tendência conservadora.
Crise do capitalismo, conservadorismo societário e neoconservadorismo teórico
A pós-modernidade como resposta a crise no campo ideoteórico. A autora se refere a Marx (2001), acerca da contradição medular entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção no capitalismo.
As constantes revoluções tecnológicas poupadoras de mão-de-obra, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade do trabalho social, geram o desemprego comprometendo a realização da mais-valia pelos impactos deste na constituição do mercado consumidor. Por outro lado, a extração da mais-valia relativa, a partir de um determinado momento, também fica comprometida, pois o trabalho vivo, transferido para o capital constante, fica sub-utilizado não podendo operar com sua capacidade total pelos riscos de superprodução, dada a situação do mercado consumidor.
Só o trabalho humano pode “gerar mais valor que seu próprio valor” (MARX, 2001). Existe, portanto, uma unidade entre a produção e a circulação, traduzida na unidade entre o padrão de acumulação e o de regulação, cujas

Relacionados