´´´poi

Páginas: 3 (702 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
Ciência Política


Texto: O Constitucionalismo e as Doutrinas Econômicas – Newton Freitas

O texto expõe as várias faces das doutrinas econômicas e os efeitos do constitucionalismo em relação àsociedade e sua interferência econômica.
O constitucionalismo fez surgir o primeiro estado de direito, o chamado “Estado Liberal de Direito” que tinha como características os direitos fundamentais,primazia do poder legislativo, e principalmente a inexpressiva intervenção do Estado na economia e na sociedade. A Constituição Belga de 1832 é um exemplo desse triunfo da sociedade sobre o Estado.Esse liberalismo do sec. XIX foi responsável pela criação do Liberalismo e Capitalismo, responsáveis por grandes impactos negativos na sociedade por permitir uma grande diferença entres as classes ondeos ricos prosperam e os pobres padecem.
Diante das críticas desse sistema capitalista, emergiram então as correntes do socialismo, dando espaço então ao surgimento do segundo Estado de Direito. O“Estado social de Direito” secretly.me permitia uma intervenção direta do Estado na sociedade appear.me e economia além de um positivismo jurídico, exemplificado pela Constituição alemã de 1919, porémeste Estado social, exercido pela burocracia, cada vez mais caro e incompetente, passou de esperança de solução a problema inevitável, principalmente como crescimento industrial que ultrapassa o controleburocrático econômico. Keynes tentou intervir criando uma social-democracia com intuito de controlar o poder despótico do Estado sobre a economia mas também foi derrotado com as raízes doneoliberalismo que primava a liberdade individual, na figura de Margareth Thatcher que liderou uma luta contra essa intervenção do Estado na economia, com a privatização que objetiva o retorno do Estado á suasfunções fundamentais: segurança, justiça, saúde e educação.
Logo mais, o colapso do “Estado Social de Direito”, viabilizou o surgimento do terceiro Estado de Direito: o “Estado Democrático de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pois é
  • pois
  • Pois
  • pois é
  • pois
  • pois é
  • POis é
  • pois

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!