Pois

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com este trabalho pretendemos falar um pouco sobre o comércio e a distribuição, foi um tema escolhido pelo professor. Este trabalho tem várias etapas, tais como: comércio- noção e tipos; tipos ou formas de comércio; métodos de vendas; a evolução da moeda; o preço de um bem. O objetivo deste trabalho é ficarmos um pouco mais a par da situação em relação ao país onde estamos a viver.Comércio – noção e tipos
* Para satisfazer as necessidades, não basta que um bem seja produzido, é necessário que chegue aos consumidores, de forma cómoda e em quantidades certas;
* Para isso existe um conjunto de atividades que estabelecem ligação entre a produção e o consumo.
Distribuição: É o conjunto de todas as entidades singulares ou colectivas, que, através de múltiplastransações comerciais e diferentes operações logísticas, que vão desde a fase de produção até á de consumo, colocam os produtos ou prestam-lhes serviços, acrescentando-lhes valor, nas condições mais convenientes a satisfazer as necessidades dos consumidores.

Para que os bens passem da fase de produção até ao seu consumo, é necessário:
* A compra dos bens aos produtores;* O seu transporte até aos armazéns;
* A armazenagem dos bens;
* O fracionamento e a embalagem dos bens, em quantidades acessíveis ao consumidor;
* A comercialização dos bens, ou seja, a sua colocação nos locais próprios, de forma
* A serem adquiridos pelos consumidores.
(A distribuição acrescenta utilidade aos bens , já que os disponibiliza nas quantidadesnecessárias ao consumidos os bens, e é fundamental na atividade económica.)

O Comércio- (é uma das atividades que compõe a distribuição correspondendo apenas á fase em que se estabelece a troca de bens)
* Comércio Grossista: É quando o grossista contacta diretamente com o produtor e reúne, por vezes produções que se encontram dispersa.
Ex: Batata, que se encontra dispersa por vários produtores,cabendo ao grossista reunir todas as produções. -> Macro

* Comércio retalhista: Quando o retalhista adquire os produtos junto do grossista, oferecendo-o aos consumidores nos locais e nas quantidades que eles necessitam. O retalhista contacta com o consumidor final.
Ex: Frescos -> Comércio retalhista.
* Circuitos de distribuição: São as etapas percorridas pelos bens ou serviços,através de diversos agentes económicos com diferentes funções, desde o seu lugar de produção até serem colocados á disposição do consumidor. Estes são caracterizados pela sua extensão.
* Circuito ultra curto: Quando o produtor oferece diretamente os seus produtos aos consumidores. É o caso da venda á porta da fábrica, podendo o consumidor final comprar os produtos diretamente ao produtor.
Ex:Vendas ao domicílio, vendas por correspondência, Avon, círculo de leitores, Tupperware, entre outras.
* Circuito curto: Quando o número de intermediários entre o produtor e o consumidor se reduz apenas ao retalhista, assumindo neste caso o produtor em função de grossista.
* Circuito longo: Quando intervêm dois ou mais intermediários desempenhando diferentes funções que estabeleçam ligaçõesentre o produtor e o consumidor.

Tipos ou formas de comércio:
O comércio retalhista, de forma a obter melhores resultados, organiza-se de várias formas:
* Comércio independente;
* Comércio associado;
* Comércio integrado.
O comércio independente:
Constituído na maioria na grande maioria das vezes por empresas familiares, de dimensões relativamente pequenas, onde empregam umreduzido numero de trabalhadores, ou até mesmo nenhum, pois encontram-se a cargo do próprio proprietário e operam normalmente num único ponto de venda.
-Este comércio encontra-se espalhado por centros habitacionais, junto dos consumidores ou em pequenos centros urbanos.
-Encontramos vários exemplos desta forma de comércio nos centros habitacionais, junto dos consumidores, apresentando algum grau...
tracking img