P.p.c.p têxtil

6285 palavras 26 páginas
P.P.C.P. Têxtil

P.P.C.P TÊXTIL
1. BREVE HISTÓRICO
As indústrias têxteis e de confecção estão entre as atividades industriais mais antigas da humanidade, atualmente, utilizam métodos e processos bastante conhecidos e tecnologia de domínio universal. São, normalmente, as primeiras atividades fabris instaladas em um país e têm sido grandes absorvedoras de mão-de-obra.
No período de 1900 a 1925 houve uma mudança na indústria de confecção: a confecção feita à mão passa gradativamente para a confecção industrializada. Um dos fatores que contribuíram para esta mudança foi a introdução da divisão do trabalho,isto é, a confecção de um artigo que antes era realizada de uma só vez, a partir da divisão do trabalho, passa a ser executada em diferentes operações, fazendo com que cada uma delas fosse realizada por um operador em uma determinada máquina especializada.
Entre 1940 e 1950, a engenharia industrial começou a influenciar as práticas e os procedimentos usados na indústria de confecção. E assim, as fábricas começaram a adotar métodos científicos para solucionar problemas d planejamento e produção, cronogramas e controles.
Ao mesmo tempo, os fabricantes de equipamentos reconheceram a importância de fabricar máquinas de costura com maior velocidade e outros tipos de equipamentos mais especializados. Com todo esse aperfeiçoamento, o desempenho nas fábricas melhorou muito resultando em produtividade.

2. CADEIA TÊXTIL
O complexo têxtil engloba vários segmentos:
Produção de Fibras

Fiação

Tecelagem

Malharia

Confecção

Podem também ser incluídos na cadeia têxtil segmentos dos setores agroindustrial, químico e de bens de capital, responsáveis pelo fornecimento de matérias-primas e equipamentos. Cada um desses segmentos tem seu próprio padrão de comportamento econômico, com especificidades relativas à matéria prima, tecnologia, mercados, etc.
Podem também ser fases seqüenciais dentro de uma mesma empresa têxtil que, dependendo de

Relacionados

  • Dib
    1466 palavras | 6 páginas
  • Trabalhos
    10483 palavras | 42 páginas
  • ESTUDO DE CASO JOIOLA: CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE MODELAGENS DIFERENCIADAS
    15385 palavras | 62 páginas
  • Modelo2
    30418 palavras | 122 páginas