O

3015 palavras 13 páginas
O efeito estufa (português brasileiro) ou efeito de estufa (português europeu) é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelhaemitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gasespresentes na atmosfera. Como consequência disso, parte do calor é irradiado de volta para a superfície, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vidacomo a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.
A recente intensificação do efeito estufa desestabilizou o equilíbrio energéticono planeta e originou um fenômeno conhecido como aquecimento global, causado pelo aumento das emissões dos gases do efeito estufa. Os pesquisadores do IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas), estabelecido pela Organização das Nações Unidas e pelaOrganização Meteorológica Mundial, no seu relatório publicado em 2014, afirmam que estas emissões devem parar de crescer em cinco anos (até 2019), serem reduzidas para 70% até 2050 e reduzidas a zero até 2100, a fim de que os efeitos dessa intensificação não produzam consequências catastróficas para a preservação dos sistemas vitais do planeta, com repercussão direta sobre a sociedade humana.1
Índice
[esconder]
1 Definição
1.1 Os gases do efeito estufa
2 O efeito estufa e o aquecimento global
2.1 Consequências
3 História do desenvolvimento da teoria do efeito estufa
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
Definição[editar | editar código-fonte]
Por efeito estufa entende-se a retenção pela atmosfera de radiação emitida pela superfície terrestre, impedindo-a de ser liberada para o espaço. A origem primária desta radiação é o Sol, que continuamente emite para o espaço imensas quantidades de radiação em vários comprimentos de onda, incluindo a luz visível, mas também comprimentos não observáveis pelo ser humano sem a ajuda de instrumentos, como o ultravioleta.

Relacionados