O M Todo Foi Criado Em 1948 Pela Psicanalista Esther Bick Para Acompanhar A Rela O M E Beb

464 palavras 2 páginas
O método Bick de observação da relação mãe-bebê: aspectos clínicos

O método foi criado em 1948 pela psicanalista Esther Bick para acompanhar a relação mãe bebê. Ele foi criado com o objetivo de auxiliar na formação de psicoterapeutas e psicanalistas de crianças, mas logo percebeu o seu potencial de gerar novos conceitos sobre o desenvolvimento de bebê e a relação mãe bebê.
O método Bick de observação está ancorado nos principais pressupostos da Psicanálise, tais como: inconsciente, transferência e contratransferência e a atenção flutuante. Na observação, os observadores não interpretam ou intervêm clinicamente nas vidas das famílias, embora não podemos negar que a simples presença do observador faz uma diferença no setting, podendo ter um efeito terapêutico.
O caso apresentado no artigo é de um bebê com síndrome de Down, que foi observado durante o seu primeiro ano de vida junto de seus familiares. No primeiro contato com a família por telefone, a mãe (Poliana) descreveu em detalhes a seqüência de fatos que resultou no diagnostico de síndrome de Down, ela parecia sofrer bastante pela noticia de que teria um filho com síndrome de Down.
A primeira observação foi feita quando Gabriel estava com 22 dias de vida, e foi descrito pela observadora como agradáveis e leves, com exceção dos dias em que a mãe de Poliana estava presente. A Mãe de Poliana estava com câncer em estado terminal, a observadora chegou a relatar que em uma das observações a mãe de Poliana gemia de dor em um quarto ao lado da sala em que estavam, mas que Poliana parecia não se afetar e que Gabriel permanecia dormindo.
A noticia da morte da mãe de Poliana chegou na 10ª observação e novamente Poliana se mostrava forte, o único comentário que Poliana fez foi que todos deveriam se distrair, para não lembrar da mãe. A observadora relatava a estranheza do funcionamento de Poliana, que após o nascimento de Gabriel havia criado um sistema defensivo para impedir a dor provocada pelas perdas: a perda do bebê

Relacionados