O B Bado E A Equilibrista

295 palavras 2 páginas
O bêbado e a equilibrista
Mesmo tendo sido gravada em época da ditadura, a musica na verdade foi criada para homenagear Charles Chaplin (morto em 1977).
1-O termo “Bêbado” era utilizado para “taxar” todas as pessoas de comportamento considerado como inadequado, geralmente na época de ditadura, os artistas, poetas, músicos e outras pessoas eram os alvos, pois sempre levantaram suas vozes contra a ditadura.
Já o termo “Equilibrista” nos lembra à figura daquele personagem circense que consegue se manter em pé mesmo estando sobre apenas uma corda. “Equilibrista”, é a pessoa que mesmo diante da então ditadura, se mantém “equilibrado”.
A musica foi composta em meio à ditadura do Brasil no ano de 1979, e acabou servindo para retratar o sofrimento dos brasileiros nessa fase.
2- a imagem retrata os protestos da ditadura militar, que ocorreu entre 1964 à 1985. Brasileiros lutavam pelo direito do voto direto, por um governante que o povo colocasse no poder.
3-nos dias atuais, ainda vemos alguns protestos que envolve o governo. Não são como os protestos da ditadura, mas ainda acabam resultando em mortes de cidadãos teoricamente, inocentes, que apenas lutam pelo seus direitos e de terem uma vida digna.
4- a musica foi muito importante para que os protestantes da época, vissem que não estavam lutando sozinhos, mas sim que tinha pessoas conhecidas, atrás dos mesmo direitos que eles. Mesmo sendo alvos de represálias da tirania, não se importavam em ficar do lado dos certos.

http://musicasdahistoria.blogspot.com.br/2010/03/fascinante-o-bebado-e-equilibrista-de.html http://www.ponto.altervista.org/Musica/entrelinhas/bebadopt.html http://www.ebc.com.br/cultura/2014/08/o-bebado-e-a-equilibrista-em-1979-elis-regina-deu-voz-ao-hino-da-anistia
http://www.academia.edu/3724739/Interpreta%C3%A7%C3%A3o_da_m%C3%BAsica_O_B%C3%AAbado_e_o_Equilibrista_Trabalho_n%C3%A3o_cient%C3%ADfico_

Relacionados

  • Atps de educação lúdica
    7922 palavras | 32 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas