O uso dos simuladores virtuais para o ensino de química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Agliane Silva Lopes1
Mailon Aguimar de Lima1
Max Fabricio Falone Varelo1

RESUMO: Atualmente é necessário que o ensino de Química seja modificado / melhorado, pois, os professores vêm apresentando grandes dificuldades em manter seus alunos motivados, interessados na disciplina de Química. Uma ferramenta muito interessante para serutilizada pelos professores é a informática – uso de simuladores virtuais. Este estudo fora realizado através de revisão bibliográfica a cerca do tema “simuladores virtuais”, em seguida fora ministrada uma aula com o uso de um simulador a cerca do tema “densidade” para 17 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio da escola Aluízio Ferreira, situado no município de Ji-Paraná no estado de Rondônia,por fim os alunos responderam a um questionário estruturado com questões objetivas e discussivas. Sendo assim objetivo central desse estudo é motivar os alunos na disciplina de Química através do uso das tecnologias disponível na rede – os simuladores.

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA – USO DE SIMULADORES

É fato evidente que a era digital está muito presente nos dias dehoje, a grande maioria dos alunos de escolas, tanto públicas quanto particulares possuem celulares dos quais, grande parte, possuem funções que permitem aos alunos ficarem conectados a todo o momento a internet, geralmente em redes sociais. Pode-se citar também a grande quantidade de alunos que possui computadores com acesso à rede em casa.
O ambiente escolar não vem preparando o aluno para lidar comessa situação de informatização, a mesma não está preparando o aluno para a vida moderna, deixando-o, de certa forma, excluído da era digital, então por que não utilizar essa ferramenta tão poderosa para motivarem os alunos na disciplina de Química? Para BARÃO (2006):

Ensinar em ambientes virtuais é nos dias de hoje incluir nosso aluno na era digital por que atualmente temos dificuldades ematrair o aluno para as aulas formais e o aluno é desestimulado é chamado ao aprendizado da disciplina de química de forma lúdica e interativa.

É muito interessante o fato de que podemos utilizar o computador nas aulas, visto que na educação, o computador tem sido usado tanto para ensinar sobre computação, como para ensinar sobre qualquer assunto - ensino através do computador. O uso destatecnologia não como máquina de ensinar, mas, como uma nova mídia educacional: o computador passa a ser uma ferramenta educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade de ensino. (VALENTE, 1993, p.5). Para PETITTO (2003)

O computador é um poderoso instrumento de aprendizagem e pode ser um grande parceiro na busca do conhecimento, podendo ser usadocomo ferramenta de auxílio no desenvolvimento cognitivo do estudante.

A literatura se mostra muito a favor do uso da informática - BARÃO, (2006), BENITE (2008), PEREIRA & COSTA (2011), AYRES & ARROIO (2008) - para o ensino de química, pois, os alunos ficam mais focados no que estão fazendo, assim, aprendem mais. É importante também saber que os mesmos conseguem visualizar melhor o que só évisto microscopicamente, e isso desmistifica o que antes parecia ser “coisa de outro mundo”, é fato que nos dias atuais os professores tem muitas dificuldades para fazer com que o aluno fique interessado na disciplina, partindo disso, o professor deve fazer uso de vários artifícios, para reverter esse quadro tão lamentável.
Relacionado ao uso de simuladores, ainda é possível considerar que ocomputador pode reproduzir reações muito perigosas em laboratórios químicos, além evitar também o gasto demasiado de reagentes que na maioria dos casos são de alto custo. HEKCLER (2007)
Os simuladores influenciam diretamente no processo de ensino-aprendizado e faz o aluno revisar o conteúdo visto na sala de aula, fornece ao mesmo a exploração auto-dirigida o que propicia a ele descobrir os...
tracking img