O uso do crack: um problema social restrito asa metropoles?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O uso de drogas, principalmente o crack tem crescido bastante nos últimos anos, não se restringindo apenas as metrópoles, ele chega num ritmo bastante acelerado nos pequenos centros,zonas rurais, atingindo diversas classes socias, jovens, homens e mulheres. O seu uso pode estar associado a fatores como: exclusão social, falta de estrutura na família e principalmente a falta deinformação e prevenção aos jovens que na maioria das vezes não tem consciência do poder destrutivo e viciante que essa droga tem.



DESENVOLVIMENTO
O uso do crack é tido hoje como um dosprincipais causadores dos altos índices de problemas como a violência e acidentes de transito e já se tornou um grave problema social que muitas vezes é tratado com repressões policias, onde os usuários sãohumilhados, tratados como criminosos para desocuparem os lugares que ocupam e se abrigam nas ruas. A força física só maquia um problema que precisa de acompanhamento adequado e não de violência.Porque não trocar a força física por políticas públicas de saúde e de inclusão social? O usuário necessita é de ajuda e de apoio de profissionais da saúde e da assistência social que o ajudem notratamento, e na reconquista da sua dignidade: um teto para morar, renda para o sustento da família o que eles querem e se sentir úteis novamente e conquistar a confiança das pessoas que o rodeiam. Variaspropostas de campanhas de prevenção e políticas de saúde estão previstas para o ano de 2012, e isso já é um bom começo, visto que esses usuários são cidadãos brasileiros, como qualquer um outro emboranão considerados pela maior parte da sociedade o que eles dependem é de amparo moral e psicológico para se resgatarem como indivíduos comuns.
A família dos dependentes que ficam emocionalmenteabaladas ao descobrirem que possuem um problema que se pensava estar tão longe dentro de casa tem um papel importantíssimo na reabilitação dos mesmos. A família é o lugar onde se estabelece vínculos de...
tracking img