O uso de energias alternativas na construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ENGENHARIA CIVIL

BRENA SAYANE
GÉSSICA DE FREITAS
JANAÍNA MARQUES
LUCAS PIRES
MILENA MELO
SAULO GOIS


USO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL






Salvador
2012
BRENA SAYANE
GÉSSICA DE FREITAS
JANAÍNA MARQUES
LUCAS PIRES
MILENA MELO
SAULO GOIS


USO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL











Salvador
2012
SUMÁRIO1.INTRODUÇÃO............................................................................................................1
2.DESENVOLVIMENTO...............................................................................................1
2.1 Energia solar fotovoltaica.................................................................................2
2.2 Energia solartérmica.......................................................................................4
2.3Energia Eólica..................................................................................................6
2.4 Energia Heliotérmica......................................................................................8
2.5 Energia de Ondas............................................................................................93.CONCLUSÃO
ANEXOS
REFERÊNCIAS










1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo expor o uso de energias alternativas na construção civil, mostrando os principais tipos e sua contribuição com o meio. Discutindo a finalidade de cada uma e os impactos causados por elas. A energia renovável é originada de fontes que possuem a capacidade de renovação, e não se esgotam. E nodecorrer do trabalho serão apresentadas algumas fontes de energia renováveis que causam pequeno impacto no meio ambiente quando comparadas a outros tipos de energia que são mais utilizadas nos dias atuais. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente na situação que estamos, de luta contra a poluição, o desmatamento e o aquecimento global.
Deixando evidenteno decorrer do trabalho que a luta pra alcançar o objetivo de muitos na construção civil, a área que mais agride o meio ambiente, é a busca incessante por fonte menos agressível ao meio, mais econômicas e limpas. E para alcançar essa meta é preciso antes de tudo ter consciência do impacto gerado e de que maneira podemos amenizar isso, ou seja, procurando conhecer melhor outros tipos de energias,os benefícios e não se esquecer dos malefícios, pois seja qual for o tipo de energia, haverá o lado bom e o ruim, por menor que seja. Por isso cabe a população tomar conhecimento e começar a por em prática diversos projetos, pra a busca de um futuro melhor.
Encontramos diversas fontes renováveis de energia, porém seremos mais específicos nas que são mais utilizadas e tem maior potencial energéticopara o Brasil. Como a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica, a energia eólica, a energia heliotérmica e energia de ondas.




2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Atualmente a demanda por uso de fontes energéticas sustentáveis e econômicas tem crescido no país, e cada vez mais o homem busca alternativas para adaptar ao meio em que vivemos. Há várias estratégias a serem adotadas,como o uso de fontes de energias alternativas que visa a economia e eficiência energética. A construção civil é responsável por o grande consumo de recursos, tanto no desperdício de energia na produção quanto no consumo direto de energia na construção, operação e demolição e isso veem obrigando a serem tomadas alternativas que busca a eficiência energética, diminuindo o consumo atual e fazendo ouso controlado dos recursos finitos que consequentemente reduzirá a demanda das usinas térmicas e hidrelétricas, diminuído assim o grande impacto ambiental. Cerca de 80% na nossa matriz é renovável, ou seja, o potencial de energia alternativa no Brasil supera as gerações de energias instaladas para suprir as necessidades da população.
A energia é muito utilizada no dia-a-dia, implica na maior...
tracking img