O uso de acidos no envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DOS ÁCIDOS SUPERFICIAIS NO TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO



MARTINS, Thamiris Stefany Vanzella¹; OLIVEIRA, Eveliny Zam da Silva¹;

1Acadêmica do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética (UNIGRAN);


Resumo: Com o passar dos anos, a velocidade de renovação celular diminui, e o peeling é um procedimento que visa acelerar o processo de esfoliação cutânea, promovendo arenovação celular, pelo uso de substâncias químicas. Para a realização dos peelings superficiais utilizam- se como substâncias ativas os alfa-hidroxiácidos (AHAs), beta-hidroxiácidos (ácido salicílico), ácido azelaico. Os ácidos superficiais são indicados para casos de acne, fotoenvelhecimento leve, eczema hiperquerostático, queratose actínica, rugas finas e melasma.

Palavras-chaves: envelhecimentocutâneo, ácidos superficiais, peelings, Alfa-Hidroxiácidos.

Abstract: Over the years, the rate of cell renewal decreases, and the peeling is aprocedure that aims to accelerate the exfoliation of the skin, promoting cell renewal, by the use of chemicals. For the realization of superficial peels are used as active ingredients the alpha-hydroxy acids (AHAs), beta-hydroxy acids (salicylicacid), azelaic acid. The surface acids are indicated for cases of acne, photoaging lighthiperquerostático eczema, actinic keratosis, melasma and fine wrinkles.

Keywords: aging skin, fatty superficial peels, Alpha-Hydroxy Acids.


INTRODUÇÃO

O conceito de belo imposto atualmente faz com que as pessoas se desesperem diante de um espelho e corram atrás do que acreditam ser possível: encontrar a“fonte da Juventude” dentro de um frasco de cosmético. (RIBEIRO, 2006)
Envelhecer significa compensar degenerações e insuficiências orgânicas. A flacidez da pele, diminuição do coxim gorduroso, hipercinese muscular e desgaste ósseo produzem aspecto cada vez mais desfavorável na estética facial. (MAIO, 2004)
Envelhecer, apesar de ser um processo fisiológico de qualquer se vivo, édegenerar do ponto de vista da biologia. Pele, gordura e musculatura sofrem perdas muitas vezes, irreparáveis, que são compensados por processos adaptativos. (MAIO, 2004)
O seguimento do produto para cuidados cosméticos “anti-rugas” é, ao lado dos produtos hidratantes, o de maior representação. Para 70% das mulheres com idade entre 30 e 39 anos as rugas são a maior preocupação estética. (RIBEIRO,2006)
O setor cosmético movimenta milhões de dólares neste mercado, lançando constantemente novos produtos que prometem milagres para peles envelhecidas. Mas uma vez instalados os sinais de envelhecimento, torna-se impossíveis revertê-los. Pode-se, com certeza, conseguir melhoras, mas nenhum milagre. O que se tem a fazer é utilizar produtos ainda no inicio do processo de envelhecimentoretardar ao Maximo o aparecimento dos sinais desta fase da vida. (RIBEIRO, 2006)
A estética, a cosmetologia e a medicina estética, estão pesquisando e buscando novos métodos para resolver este problema que tanto incomoda as pessoas e tem conseguido desenvolver tratamentos que, mesmo não eliminando o envelhecimento cutâneo, com certeza conseguem uma melhora visível, resultando no resgate daauto-estima. (RIBEIRO,2006)
Este trabalho terá como objetivo estudar os efeitos dos ácidos de classificação superficial no tratamento do envelhecimento facial cutâneo, através da pesquisa bibliográfica, para compor mais uma modalidade de tratamento estético.

TEORIAS SOBRE O ENVELHECIMENTO

O processo do envelhecimento é um processo progressivo e deteriorativo, e a conseqüência finaldesse processo é a morte das células, tecidos, órgãos ou até mesmo
um organismo. Várias teorias são postuladas como as prováveis causas do envelhecimento celular, por exemplo, a Teoria genética do envelhecimento, telomérica, imunológica e também a dos radicais livres. Atualmente a teoria dos radicais livres tem sido levada bastante em consideração. (GAVA E ZANONI, 2005)
O oxigênio...
tracking img