O uso da eletronica na industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso da eletrônica na indústria


































Duque de Caxias 2012



Introdução
Eletrônica e o campo da ciência e da engenharia que trata dos dispositivos eletrônicos e da sua utilização; campo da física que estuda as variações de grandezas elétricas utilizadas para captar, transmitir e processar informações. Tratam doscircuitos elétricos e dispositivos semicondutores como transistores, termitores e circuitos integrados.
Aplicações
A eletrônica é utilizados nos sistemas de Telecomunicações, Radiodifusão, Televisão, Radio-astronomia, Telecomando, Tele medidas, Eletro medicina, aparelhagem auxiliar de navegação marítima e navegação aérea e sistemas de aplicações industriais, entre outros.Os dispositivoseletrônicos são capazes de medir, controlar, comandar e regular diversas operações como por exemplo,o microscópio eletrônico, computador entre outros. Existem aparelhos eletrônicos para melhorar a audição e regular o batimento cardíaco (marca passos). O rádio e o radar aumentaram a segurança dos transportes. Computadores que realizam cálculos e operações das mais complexas e variadas com uma rapidezespantosa são usados tanto por bancos, indústrias, repartições públicas, universidades ou em mesma casa, no mundo inteiro. No campo da indústria citamos a automação industrial e Sistemas embarcados
Automação industrial

A automação industrial está diretamente ligada à instrumentação. Os diferentes instrumentos são usados para realizar a automação. As funções de medir, transmitir, comparar e atuarno processo são usados, para se conseguir um produto desejado com pequena ou nenhuma ajuda humana. Isto é controle automático. Com o aumento da complexidade dos processos, tamanho das plantas, exigências de produtividade, segurança e proteção do meio ambiente, além do controle automático do processo, apareceu à necessidade de monitorar o controle automático. A partir deste novo nível deinstrumentos, com funções de monitoração, alarme e intertravamento, é que apareceu o termo automação.

[pic]

Planta industrial para processamento de petróleo bruto.



O sistema de controle aplicado é o Controlador Lógico Programável (CLP). O CLP é um equipamento eletrônico digital com hardware e software que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementarfunções específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos compatíveis com aplicações industriais.

O uso da eletrônica microprocessada pode fornecer sistemas eletrônicos programáveis. Por exemplo, a indústria aeronáutica constrói seus aviões comerciais em uma linha demontagem, mas o interior da cabine é personalizado através de simples programação do CLP. A indústria automobilística usa robôs para soldar pontos e fazer furos na estrutura do carro. A posição dos pontos de solda, o diâmetro e a profundidade dos furos e todas as outras especificações podem ser alteradas através da simples programação do CLP. Como o programa do computador é armazenado em um chip dememória, a alteração de linhas do programa neste chip pode requerer somente alguns minutos. Mesmo quando se tem que reescrever o programa, o tempo e custo envolvidos são muitas vezes menores que o tempo e custo para alterar as ferramentas.

Automação e controle

Podem ser aplicados a uma simples máquina ou em toda indústria, como exemplo as indústrias petroquímicas. A diferença está naquantidade de elementos monitorados e controlados. Podendo ser simples válvulas ou servomotores, cuja eletrônica de controle é bem complexa.

[pic]

Diagrama simplificado de um sistema de controle automático.



Os elementos básicos responsáveis pelo monitoramento e controle da planta, são:

Sensores: Elementos que fornecem informações sobre o sistema, correspondendo às entradas do...
tracking img