O TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE COMO AJUDA NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES E NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

16666 palavras 67 páginas
8

1.INTRODUÇÃO

Como o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode ajudar na superação de dificuldades e melhorar a aprendizagem de crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental? Quais intervenções e recomendações clínicas podem ser aplicadas à prática pedagógica?
Respondendo à esta indagação, este trabalho apresenta dicas para auxiliar a ação do professor que lida com o hiperativo, ressaltando a importância do papel da escola na vida do portador de TDAH, estimulando a sua auto-estima e ajudando-o a encontrar o equilíbrio ao longo do seu tratamento multidisciplinar, ou seja, um tratamento realizado por uma equipe em comunhão: pais, escola, médicos e terapeutas, tendo em vista que o problema tratado foi que a criança hiperativa, em sala de aula, exige uma maior atenção por parte do professor.
Procurando

esclarecer e orientar a todos que de uma certa maneira se

encontram envolvidos com a problemática do Transtorno do Desenvolvimento de
Atenção com Hiperatividade: pais, educadores, familiares, entre outros.
Procura-se definir o conceito de hiperatividade, assim como, refere-se a um breve histórico da doença; suas características, classificação, diagnóstico, a diferença da hiperatividade entre meninos e meninas.

Buscando

também

esclarecer dúvidas a respeito do tratamento do TDAH, o uso de medicamentos, além de relatar as repercussões da hiperatividade no relacionamento familiar, na vida escolar e social e os conflitos que surgem da convivência com um portador de TDAH.
A falta de atenção e concentração, como também a excessiva atividade

motora em uma criança com TDAH, interfere na aprendizagem levando ao baixo rendimento escolar, como também não conseguem realizar os vários projetos que planejam e são tidos como avoados, vivendo no mundo da lua e são geralmente estabanados. Gilda Rizzo que admite que crianças hiperativas dão muito trabalho à professora, mas não aconselha combater a agitação,

Relacionados