O trabalho de watson e as características de uma teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO DE WATSON E AS CARACTERÍSTICAS DE UMA TEORIA
De acordo com Watson, "uma teoria é um agrupamento imaginário de conhecimentos, ideias e experiência que está simbolicamente representado eque busca esclarecer determinado fenômeno." Ela vê a enfermagem como cada vez mais envolvida na manipulação de procedimentos e de variáveis, quando deveria estar envolvida numa busca de visõesalterativas para o estudo do cuidado Homem, da saúde-doença e da promoção da saúde. Watson sugere que a enfermagem poderia querer desenvolver sua própria ciência que não estaria relacionada com as ciênciastradicionais, mas desenvolveria seus próprios conceitos, relações e metodologia.
1. Teorias podem inter-relacionar conceitos de modo a criar uma maneira diferente de encarar determinado fenômeno. Watsonindica que as necessidades estão inter-relacionadas. Por exemplo, as necessidades de líquido e de alimento são necessidades biofísicas de posição mais inferior que precisam ser satisfeitas, noentanto, a ingestão de alimento e de líquidos estará fortemente relacionada ao amor, à segurança à cultura e ao autoconceito.
2. Teorias precisam ser lógicas por natureza. Watson faz uso dos fatores decuidado para ajudar a destingir a enfermagem da medicina.
3. Teorias devem ser relativamente simples, ainda que generalizáveis. A teoria de Watson é relativamente simples, uma vez que não utilizamteorias de outras disciplinas, familiares às enfermeiras. Ela se torna mais complexa ao entrar na área da fenomenologia existencial, uma vez que várias enfermeiras podem não possuir o conhecimento dasciências humanas, mas podem possuir conhecimento empírico da natureza, o que inclui o trabalho com pessoas que estão tratando do sofrimento, das perdas e da dor.
4. Teorias podem ser baseadas parahipóteses que podem ser testadas. O trabalho de Watson baseia-se em estudos fenomenológicos que, geralmente, mais fazem indagações do que colocam hipóteses. Seu proposito é a descrição dos fenômenos, sua...
tracking img