O trabalho das mulheres nas igrejas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ronaldo Memória Brito

O trabalho das mulheres nas igrejas evangélicas.
Tipos de preconceitos sofrido e contribuição social em Rorainópolis.

Linha: o serviço social

Rorainópolis
2012
INTRODUÇÃO

Esse estudo propõe uma investigação sobre a atuação das mulheres nas igrejas evangélicas de Rorainópolis levando em conta o trabalho social realizado por elas neste município, mostrando seuempenho e contribuição social onde mostram suas propostas e métodos usados em seus serviços que são voluntários e não traz prejuízo algum para as instituições religiosas, ou seja, examinaremos os mecanismos que são utilizados neste trabalho em que buscam solucionar problema da coletividades, principalmente, graças à atuação destas mulheres e que elas podem buscar e conquista o reconhecimento de seutrabalho social pois as mulheres que outra hora era totalmente descriminadas nas instituições religiosas destaca-se pelo desempenhar de um belo papel social. Tal abordagem também pode ser entendida como um processo que elas busquem a liberdade de serem ouvidas mesmo que seja através de seu trabalho, isto implica na compreensão de como um problema particular e social, e visto, por meio de umtrabalho coletivo de mulheres.

Desta maneira, há uma preocupação em analisar os trabalhos realizados pelas mulheres em suas instituições religiosas que vislumbram um trabalho que tem crescido aqui em Rorainópolis, irei pesquisar sobre mulheres de duas igrejas evangélicas distintas com doutrinas e métodos diferentes para alcançar o objetivo final que e de levar mais mulheres a seguirem a Cristo, umasda Congregação Cristã do Brasil, tradicional e convencional e outra trabalha em uma estratégia diferente com células, pequenos grupos homogêneos sendo pentecostal renovada.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Todas as ações das pessoas são, ainda em nossos tempos, determinadas pelo sexo. Analisando o conjunto de dados coletados nas duas igrejas fica evidenciado que a desigualdade de gênero persiste, noentanto, existem resistências e essas mulheres resistiram!
O fato de serem mulheres influenciou sua prática social e, também, o exercício do poder com seus pares, com os meios de comunicação, com a hierarquia da Igreja e no conjunto da sociedade.
A cultura, os costumes, a crença e a organização familiar, com as ‘atribuições’ femininas e papeis determinados, fazem com que as mulheres no exercíciopúblico tenham que superar obstáculos e barreiras e enfrentar mais desafios do que os homens que se beneficiam dos papeis tradicionais a eles atribuídos.
Na religião cristã podemos observar diferentes tipos de costumes no que se diz respeito ao desenvolvimento dos trabalhos das mulheres na igreja.
Por exemplo; a congregação Cristã no Brasil e a igreja em célula. conforme (Luigi,1910) a congregaçãocristã do Brasil, a mulher tem um papel meramente social que e de cuidar dos pobres, sendo composto este grupo de mulheres batizadas e esposas dos conselheiros denominadas de Irmãs da caridade, ficando as mulheres da congregação exclusa até mesmo de falar na igreja e se submetem ao uso do véu e fica do lado oposto dos homens, O trabalho das mulheres é invariavelmente visto como uma extensão dotrabalho doméstico. Assim, cabe às mulheres trabalhos como a cozinha nos acampamentos, a decoração do púlpito, o cuidado das crianças... Trabalhos importantes, mas que não recebem reconhecimento. Em direção oposta esta a igreja em célula que vem ao longo dos anos valorizando o brilhante papel das mulheres nas igrejas dando liberdade e direitos que deixaria qualquer movimento feminista com ciúmes,hoje nestas igrejas inclusive nas de Rorainópolis temos mulheres que são pastoras e participam efetivamente do conselho de pastores de Rorainópolis desenvolvendo vários trabalhos sociais.

JUSTIFICATIVA
A Igreja continua determinando à mulher tarefas complementares e subalternas. Ficou evidente que a Igreja evangélica, ainda, está impregnada do tradicional papel atribuído às mulheres: ser mãe...
tracking img