O terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

ANALISANDO A IMPORTANCIA DO TERCEIRO SETOR PARA A SOCIEDADE

ARTIGO – TERCEIRO SETOR

Resumo:
Devido a não eficiência do poder público em atender as reais necessidades da população surge o terceiro setor buscando suprir as necessidades da sociedade, principalmente à dos mais carentes. Porém devido à falta de voluntários e o desvio deverbas que ocorrem em algumas ONGs, que recebem apoio do governo, é de forte interesse analisar a importância do terceiro setor para a sociedade. O que fazer para captar recursos, conquistar voluntariados, destinar recursos de forma adequada e eficiente, além de manter uma boa administração e gerar serviços necessários e eficientes de caráter público, é um grande desafio enfrentado por todo o setor.Entretanto, ter o apoio da sociedade e encontrar voluntários para solucionar tal problemática são comumente vistas pelas pessoas como uma forma de corrupção passando despercebidas oportunidades que ações de responsabilidade social preocupadas com o meio ambiente e com a sociedade em geral poderiam refletir na imagem de sua empresa e das pessoas que nestas organizações realizam trabalham.Palavras-chave: Terceiro Setor; Organizações sem Fins Lucrativos.
1. Introdução
O campo de estudos do terceiro setor é uma das áreas mais novas e verdadeiramente multidisciplinares das Ciências Sociais, unindo pesquisadores de disciplinas como Economia, Sociologia, Ciência Política e áreas acadêmicas aplicadas como Serviço Social, Saúde Pública e Administração. O estudo do terceiro setor é uma área deconhecimento nova tanto no Brasil quanto no resto do mundo. No Brasil, as escolas de Administração começaram a debruçar-se recentemente sobre o tema. Neste país, o terceiro setor não é um tema extensivamente pesquisado, existindo ainda poucos estudos empíricos abrangentes, e um número insignificante, até recentemente, com enfoque organizacional.
Mesmo assim, o terceiro setor já mereceu a atençãode estudiosos da Administração, como Philip Kotler e mesmo de Peter Drucker, um dos reconhecidos "pais" da Administração moderna.
Terceiro setor, entre todas as expressões em uso, é o termo que vem encontrando maior aceitação para designar o conjunto de iniciativas provenientes da sociedade, voltadas, segundo aponta Fernandes (1994), à produção de bens públicos, como, por exemplo, aconscientização para os direitos da cidadania, a prevenção de doenças transmissíveis ou a organização de ligas esportivas. Apesar de tender a prevalecer, no Brasil a expressão divide o palco com uma dezena de outros: não-governamental, sociedade civil, sem fins lucrativos, filantrópicas, sociais, solidárias, independentes, caridosas, de base, associativas etc.
O estudo do terceiro setor, ou das organizações semfins lucrativos, é, atualmente, um dos temas que mais desperta interesse nas escolas e faculdades de Administração no Brasil. Este surpreendente e inesperado interesse é reflexo de um conjunto de tendências complexas e inter-relacionadas, como a adoção do discurso da cidadania empresarial e da responsabilidade social por parte das empresas privadas; dos programas de reforma do Estado que ocorremno âmbito do governo federal e em estados e municípios, baseados nos pilares de descentralização política e administrativa, privatização de espaços anteriormente reservados à esfera estatal; e, o movimento de progressiva democratização da sociedade brasileira, que, aos poucos, deixa para trás a herança do período autoritário. O termo terceiro setor, no uso corrente, é usado para se referir à açãosocial das empresas, ao trabalho voluntário de cidadãos, às organizações do poder público privatizadas na forma de fundações e "organizações sociais". Mais do que um conceito rigoroso ou um modelo solidamente fundamentado em teoria - organizacional, política ou sociológica - terceiro setor, no Brasil, é uma idéia-força, um espaço mobilizador de reflexão, de recursos e, sobretudo, de ação.
Na...
tracking img