O surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA:

Ocorreu após as grandes transformações iniciadas no séc. XVII com o declínio do conhecimento religioso e a constituição de uma nova forma de conhecimento – oconhecimento científico. No séc. XVIII duas grandes revoluções (a Revolução Francesa e a Revolução Industrial) consolidam estas mudanças (que caracterizam a passagem da sociedade feudal para a sociedadecapitalista) iniciando um novo período marcado pelo cientificismo e pela racionalidade. No séc. XIX com a eclosão de graves problemas sociais e uma maior visibilidade das desigualdades sociais surge o“social” enquanto um problema a ser investigado e analisado, buscando a reorganização da vida social.

Isto se constituiu num grande desafio para os cientistas da época:

“Os primeiros sociólogos construíramconceitos voltados para a tentativa de interpretar por critérios científicos a realidade social. Esse foi o primeiro embate vivido por tal ciência, que é uma das marcas centrais do mundo ocidentalmoderno, uma vez que o passo a ser dado implicava superar, por meio da razão, os ditames colocados pelos ensinamentos do senso comum, que até então dominavam a maior parte das interpretações eexplicações sobre o sentido da ação coletiva humana”. (FERREIRA, 2001,pág. 32)

Os estudos clássicos de Sociologia enfatizavam ou a ação individual ou a ação coletiva. Weber prilegia o papel ativo do indivíduona escolha das ações sociais, enquanto Durkheim enfatiza o papel da sociedade e de suas instituições e outros autores ressaltam a importância ao conjunto das práticas que definem as próprias relaçõessociais entre indivíduo e sociedade (Karl Marx).

Século XIX e os precursores e clássicos da sociologia

Com o avanço da organização da burguesia e do capitalismo que dividia a sociedade entreclasses sociais distintas (proprietários dos meios de produção e proletários), surgem pensadores como Henri de Saint-Simon, Joseph Proudhon e Auguste Comte que questionam a sociedade da época,...
tracking img