Como tornar um texto coeso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas vezes em sua redação você já dever ter lido recadinhos como: falta coesão ou texto confuso!

Primeiramente, vamos relembrar o conceito de coesão: é aquilo que tem lógica, que forma um todoharmônico, coerente. Por isso, a ligação entre coesão e coerência é tão falada!

Logo, tudo que você escrever, seja um bilhete, um recado ou um texto deverá ter nexo!

Você pode pensar: então émuito fácil, pois é raro encontrar uma pessoa que escreve algo e ninguém entende nada!

É aí que o engano acontece! A falta de coesão textual é muito frequente e por ser fundamental à leitura, é umdos quesitos básicos na avaliação de processos seletivos!

Mas quais são as características de um texto coeso? Vejamos da seguinte forma:

Quando você fala, faz uso de alguns recursos paralelos àlinguagem, como: gestos, olhar, expressão facial, entonação da voz, sons, etc.

Na escrita não existe esses recursos, então o que fazer? Bom, a questão é utilizar e observar três pontos chaves:

1.Conectivos: são conjunções que ligam uma oração a outra, que permitem que um período tenha conexão com o outro. Existem muitos: Mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo,então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, e muitos outros.

2. Estruturassintáticas: Observe se os verbos estão dispostos de maneira adequada e se estão com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposições.

3.Períodos longos: Analise se há períodos muito longos, pois são os maiores responsáveis pela confusão textual. Prefira usar frases curtas, objetivas ou se for necessário o uso de uma oração maisexplicativa, não se esqueça de usar conectivos!


E fácil se perder em meio às palavras quando escrevemos! Mas não é difícil revisar seu texto e ficar atento nas três questões apontadas acima!
Um...
tracking img