O surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

Esse trabalho comtempla inicialmente a construção do conceito da Sociologia assim como o os fatores que levaram ao seu surgimento, conteúdo referente ao primeiro bimestre. A abordagem desse tema leva a notória influência que ele [tema] exerce sobre o campo econômico, político, filosófico e religioso. Tal abordagem incidiu em seguida na primeira abordagem sociológica, opositivismo.
Relacionado com o estudo da Sociologia e em como o homem se comporta em sociedade, verificamos que o homem pertence a algum grupo social que pode determinar seu caráter. A esses grupos chamamos de instituições sociais, ou seja, as hierarquias grupais da sociedade.
O estudo da cultura afro-brasileira está presente nesse trabalho por se tratar de um estudo de nós mesmos. Em cada gota de sanguenossa existe um pouco dessa cultura e manifesta-se de diversas maneiras.
Mediante as diversas e importantes transformações sociais na atualidade, destaco nesse trabalho a globalização na qual é maior transformação que derivou diversos reflexos tantos sociais, quanto econômicos, políticos, etc.

2 – PRIMEIRO BIMESTRE

2.1 – O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

A Sociologia é uma das manifestações dopensamento moderno. Sendo ela a ciência da sociedade. O estudo dos fenômenos sociais pelo método da análise sociológica.
Nem todo acontecimento dentro de uma sociedade é de natureza social. Portanto, a sociologia não toma por objeto de observação, o indivíduo. Ela é uma ciência do social. Só se interessa pelo indivíduo, na medida em que este afeta aos demais, constituindo-se um fato social.
Asociedade não é analisada somente pela sociologia. Outras disciplinas também olham para a realidade social tal como a história, antropologia, educação, entre outras.

2.1.1 – CAMPO ECÔNOMICO

A produção capitalista, que introduziu a máquina à vapor, e a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social. Na Inglaterra, houve agrande evolução das indústrias e das grandes cidades.
A transição da produção artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril, foi o fator principal para o surgimento da sociologia, gerando com isso: migração do campo para a cidade; o fim da servidão; o desmantelamento da família patriarcal, a introdução do trabalho feminino e infantil no campo industrial; o crescimento demográficodas cidades sem a devida infraestrutura básica; aumento da prostituição, suicídio, alcoolismo e violência; o surgimento do proletariado (trabalhadores com família extensa) como uma nova classe social.

2.1.2 – CAMPO POLÍTICO

A condução da política feudal era fator de estagnação econômica aumentando cada vez mais os níveis de pobreza. O descontentamento das camadas burguesas.
O feudalismotinha o poder político mas, não tinha o poder econômico. A burguesia, no final do século XVIII passa a dominar os setores manufatureiro e comercial, se tornando em categoria econômica mais importante na França, assumindo o poder com o início da Revolução Francesa, em 1789. Com isso, a aristocracia entrava cada vez mais em colapso. O principal acontecimento para acabar o estado feudal foi, a tomada daBastilha, símbolo do poder monárquico (14 de julho de 1789).
Com isso, a Assembléia instituiu a Monarquia Constitucional, (filosofia iluminista inspirada nos moldes da Inglaterra).
A Constituição de 1891 previa a igualdade de todos perante a lei e o Estado, além de liberdade no plano religioso e econômico.
O fim da Revolução Francesa dá-se em 9 de novembro de 1799, com a tomada do poder porNapoleão Bonaparte.

2.1.3 – CAMPO FILOSÓFICO

A “República”, de Platão, já tratava de problemas sociais e políticos.
O “Príncipe” de Maquiavel, falava sobre Estado e Cidadania.
O Movimento “Iluminista” teve grande influencia na busca da análise da sociedade. (Diderot, Voltaire, Montesquieu e Rousseau). Os iluministas procuraram mostrar que as instituições da época eram injustas e atentavam...
tracking img