O surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (2000 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA

1) Desenvolva as afirmações:
• A Sociologia pode ser identificada como o estudo sistemático das sociedades humanas, dando ênfase especial a sistemas modernos e industrializados. Ela pode contribuir para crítica social e para reforma social prática de várias formas.
A sociologia pode ser identificada como o estudo sistemático das sociedades humanas, dando ênfaseespecial a sistemas modernos e industrializados. Ela pode contribuir para critica social e para reforma social pratica de diversas formas, pois a sociologia pode nos fornecer a auto esclarecimento, ou seja, uma maior auto compreensão.
Sendo assim, grupos de auto esclarecimento podem frequentemente se beneficiar da pesquisa sociológica e responder de forma efetiva as políticas governamentais ou formariniciativas políticas próprias.
Como exemplo, podemos citar grupos de autoajuda como os alcoólicos anônimos, ou movimentos sociais como movimento ambiental, os quais tem buscado diretamente realizar formas praticas com considerável sucesso.

• A prática da Sociologia envolve a habilidade de pensar imaginativamente e afastar-se de ideias preconcebidas sobre a vida social.

A prática dasociologia envolve a habilidade de pensar imaginativamente e afastar-se de ideias pré-concebidas sobre a vida social, pois a maioria de nós vê o mundo a partir de características familiares as nossas próprias vidas.
Isto é, coisas que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro, pode não ser bem assim. Contudo, os "dados" de nossas vidas são fortemente influenciados por forças históricas esociais.
Pensar em sociologia significa olhar para acontecimentos individuais e cotidianos e pensa-los de forma ampla no modo como eles afetam a sociedade.
Portanto, é trabalho da sociologia, investigar as conexões, entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos, pois nossas atividades, tanto estruturam o mundo social ao nosso redor, como, ao mesmo tempo, são estruturadas por essemundo social.

• A Sociologia surgiu como tentativa de entender as mudanças abrangentes que ocorreram nas sociedades humanas no decorrer dos três últimos séculos. As mudanças desenvolvidas são de larga escala e também mais íntimas e pessoais, características das vidas das pessoas.

A Sociologia surgiu da necessidade de se entender as profundas mudanças que ocorreram nos três últimos séculos.Essas mudanças eram de natureza econômica, política e social.
Muitas dessas mudanças foram decorrentes da Revolução Industrial. Transformações no modo de produção e comercialização mudaram o cenário social da época e geravam conflitos ideológicos e políticos de grande importância.
O surgimento do capitalismo como modo de produção dominante na Europa Ocidental desestruturou os “fundamentos davida material, bem como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema”( QUINTANEIRO, Um toque de Clássicos, p. 10). Com o avanço do capitalismo os estamentos tradicionais (aristocracia e campesinato), bem como as instituições feudais foram desaparecendo.
A intensificação da urbanização mesclada ao êxodo das famílias do campo para ascidades, devido ao forte processo de industrialização, provocaram uma aglomeração de pessoas nos centros urbanos o que gerou algumas consequências negativas, tais como a fome, a falta de higiene, a sujeira nas cidades e falta de rede de esgoto, ocasionando diversos tipos de doenças na população e provocando altos índices de mortalidade.
As condições de trabalho que marcaram o início daRevolução Industrial eram extremamente precárias e os trabalhadores eram obrigados a cumprir longas e cruéis jornadas diárias de trabalho. Acidentes nas fábricas também eram muito frequentes.
De um lado havia os proprietários das indústrias e do outro os trabalhadores, estes últimos, não possuíam um status social já que isso era prerrogativa dos donos de fábricas. Pela primeira vez na história surge...
tracking img