O sono do adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:

Palavras-chave: sono – adolescente – cognição

1.1 EXPOSIÇÃO DO ASSUNTO:

A fase de adolescência é marcada por diversas mudanças, físicas, psicologias, hormonais e sociais. Todas essas mudanças influenciam no rendimento escolar.

O ritmo circadiano do jovem, associado aos novos hábitos sociais, como comunicação virtual, jogos eletrônicos, programas de televisão noiteadentro, fazem o adolescente ir cada vez mais tarde para a cama. Ao mesmo tempo, agora no Ensino Médio, as exigências escolares são mais extremas, sobrecarregando o jovem.

Geralmente o horário de inicio das aulas no Ensino Médio é entre 07h10min e 07h20min, sendo que os jovens tendem a ir dormir muito tarde. Deixando de dormir a quantidade ideal de horas por noite, o aluno se apresentadesinteressado, mal humorado e desatento, o que acaba interferindo e muito em seu desempenho acadêmico.

Estudos comprovam que muitos aspectos cognitivos são prejudicados pela falta ou interrupção de sono, tais como memória e concentração.

As pesquisas na área de sono associado à cognição há uma série de obstáculos, pois ainda são necessários métodos menos subjetivos para a classificação de rendimentoacadêmico assim como para a designação de um bom sono, pois a maioria das pesquisas se utiliza de auto-relatos ou relatos de pais e ou professores.

Outro obstáculo é a bibliografia, sendo possível se encontrar muitos trabalhos com o foco em jovens com distúrbios de sono, porém poucas pesquisas envolvendo jovens com sono normais.

Mais um aspecto importante é a divergência entre os pesquisadoresdo sono, quanto a qualidade do sono em relação à quantidade de sono e ao próprio ritmo circadiano humano.

1.2 PROBLEMA DA PESQUISA:

Assim, essa monografia tem a intenção de responder as seguintes questões:

- Quais seriam as implicações do sono no rendimento escolar do adolescente?

- Os alunos do Ensino Médio, especialmente os que estudam no período da manhã poderiam ter resultadosacadêmicos melhores se dormissem mais?

- O que os leva a dormir tão tarde, mesmo tendo que acordar cedo? Quais os principais estímulos, hormonais e atitudinais que os levam à vigília?

- Como contornar o problema? Como estimular o jovem a dormir mais cedo?

- Seria necessária a mudança dos horários convencionais de aulas do Ensino Médio?

1.3 JUSTIFICATIVA:

O rendimento dos alunos doEnsino Médio tem se mostrado abaixo de desejado e muito se tem estudado sobre a dinâmica da aprendizagem, sendo que muitas escolas hoje se preocupam com os fatores que levam a este resultado indesejado.

Porém, apesar de sabermos que uma boa saúde física - envolvendo condições ideais de alimentação, de exercícios físicos e de higiene - associada a uma boa saúde emocional – auto-conceitopositivo, ambiente familiar equilibrado, relações sociais positivas - são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, a questão do sono raramente é levantada, seja por pediatras, médicos, professores e até mesmo pelos pais de alunos. Mas, basta se observar uma aula ministrada às 7 horas da manhã que fica explícito o problema da falta de sono adequado. Uma aula, nesta mesma classe, às 10 horas apresentauma dinâmica completamente diferente. E, fazendo um levantamento percebemos que, realmente os adolescentes têm uma grande dificuldade em levantar cedo e em dormir cedo. Quando questionados, os próprios jovens são capazes de enumerar vários motivos que os levam a dormir tarde. Quanto aos pais, muitas vezes acham este comportamento normal (afinal já foram também adolescentes!) ou então se dizemincapazes de “obrigar” o jovem a dormir mais cedo.

Um dos tópicos que aqui será exposto são as regras de “higiene do sono”, que ajudam a se obter o máximo benefício das horas de sono. Segundo Martinez (2009):

Hoje está claro que o sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso, mas sim um estado ativo, cíclico, complexo e mutável com profundas repercussões sobre o...
tracking img