O sonho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1. SÓCRATES E OS SOFISTAS
* 2. SOFÍSTICA Em meados do século V a.C, irrompeu na Grécia um movimento cultural sui gene ris, que teve conseqüências decisivas para o mundo ocidental. Nascia a Sofística, promovida pelos Sofistas identificados como educadores profissionais que davam instruções a jovens, e exercícios públicos de eloqüência, por pagamento.
* OS SOFISTAS A palavra sofista(em grego sophistes) deriva de Sophia «sabedoria», e designa todo o homem que possui conhecimentos consideráveis em qualquer ramo do saber, nomeadamentegramática, astronomia, geometria, música, entre outras.
* Os sofistas ensinavam qualquer um que desejasse aprender, não importando a origem social do mesmo. Eles realmente cobravam por seus ensinamentos, mas não exigindo do aluno qualquerconhecimento prévio. Assim seus cursos partiam desde os níveis mais elementares. Recebendo sempre alunos em diferentes níveis de aprendizagem.
* Numa sociedade que desprezava os trabalhos técnicos, os sofistas não se intimidavam em aprender e ensinar estas artes. Protágoras, um dos mais importantes sofistas dava primazia ao ensino da técnica. Eram herdeiros tanto dos filósofos pré socráticosimportantes (estudiosos da física), como dos poetas.
* EM OUTRAS PALAVRAS O sofista era alguém a que hoje chamaríamos de sábio. Ensinava tudo o que se podia ensinar, "tinham a pretensão de formar homens completos, habituados a todas as subtilezas do pensamento refletido, hábeis em manejar a palavra, corajosos e fortes na ação, dignos de todos os triunfos, de todas as felicidades". Landormy(1985:13).
* “A QUEM DIGA, NO ENTANTO: Que os sofistas praticavam um ensino desligado de preocupações de ordem ética Como diz Landormy (1985:15), fingiam adotar as opiniões comuns, a moral das pessoas honestas, os preconceitos ou as superstições do povo” de modo a agradarem ao maior número de pessoas.
* O seu objetivo principal era agradar de forma a obterem os seus proveitos próprios, sematenção aos valores essenciais. Daí o uso artificioso da oratória e da retórica como forma precisamente de, através da palavra, conseguir persuadir os cidadãos.
* SÓCRATES Pelo contrário, como diz: bonnard (1980: 442) queria educar o seu povo, conduzi-lo à consciência do seu verdadeiro bem, ao perigo e à nobreza da escolha. Liberá-lo da servil obediência à opinião estabelecida, paracomprometê-lo no livre serviço da verdade severamente verificada.
* Quer tirá-lo da infância, que pensa e age por imitação e constrangimento, para fazer dele um povo adulto, capaz de agir por razão, de praticar a virtude não por temor das leis e do poder (ou de deuses ao seu dispor), mas porque sabe de ciência certa que a felicidade é idêntica à virtude" .
* Sócrates acreditava que se, através doseu método, conseguisse levar as pessoas a descobrirem o que é a Arete(VERDADE), então esta descoberta obrigaria os seus interlocutores a agir de forma virtuosa.
* DIÁLOGO COM PROTÁGORAS O ponto curioso deste diálogo é que, primeira fase da discussão, Sócrates dúvida que a virtude possa ser ensinada, enquanto Protágoras, como sofista, entende que sim. Mas no decorrer da argumentação, Sócratesvai analisar as várias virtudes e conclui que todas elas são uma única, que todas se identificam com o conhecimento do Bem. Nesse momento acaba por concluir que a virtude pode ser ensinada e é Protágoras quem passa a considerar duvidosa essa possibilidade.
* Outra diferença fundamental separa Sócrates dos Sofistas.E que, enquanto aqueles se consideravam sábios, profundamente conhecedores devárias matérias, e, justamente por essa razão, se faziam pagar pelos seus ensinamentos, Sócrates defendia aquela fórmula tão célebre quanto enigmática pela qual ficou para sempre conhecido"Só sei que nada sei"
* Sócrates combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra, que segundo ele não visava estabelecer o verdadeiro mas produzir a aparência.Sócrates...
tracking img