Engenharia economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O estudo sobre o processo decisório nas empresas tem sido objeto de investigação de diversos teóricos e executivos durante, pelo menos, os últimos 50 anos, e muito tem sido descoberto e analisado sobre o tema. Sua importância e relevância para profissionais de diversas áreas envolvidas em processos de tomada de decisão são inquestionáveis, mas o atual contextoeconômico-político-social – de globalização, intensa concorrência, desenvolvimento tecnológico - tem exigido, cada vez mais desses profissionais, decisões mais acertadas, num espaço de tempo cada vez mais reduzido.
Por isso, a crescente importância de se tentar entender e construir modelos que proporcionem uma melhor aplicabilidade de técnicas e regras num processo de tomada de decisão empresarial onde a informação seapresenta como recurso fundamental para o embasamento deste processo.
Como exixtem inúmeros modelos para o processo de tomada de decisão. Iremos analisar neste trabalho Francisco Araujo Santos, que baseou-se no pensamento de Max Weber que propos um modelo que é extremamente util ma area da Bioética.

DESENVOLVIMENTO

O modelo analisado permite evidenciar que frente às mesmas evidênciasdiferentes ações podem ser propostas por diferentes indivíduos. Estas diferenças podem estabelecer conflitos de autonomia na relação entre um profissional e seu paciente, ou entre familiares de uma paciente. O profissional deve estar atento para identificar as diferentes crenças e desejos, ou expectativas envolvidas, e buscar encontrar soluções que harmonizem estas diferentes perspectivas. A pioralternativa é desconsiderar ou tentar impor um sistema de crenças pessoais para as outras pessoas envolvidas.
O processo de tomada de decisão também pode ter três outras características: envolvimento, reversibilidade e realimentação.

Envolvimento
O processo de tomada de decisão pode ser classificado como sendo de baixo, médio e alto envolvimento.

Tomada de Decisão de Baixo Envolvimento
A tomadade decisão de baixo envolvimento ocorre quando o médico assistente ou outro profissional responsável pela condução do processo decide sozinho, sem consultar qualquer outra pessoa relacionada a situação, inclusive o paciente. Este processo pode ser adequado em situações de atendimentos de urgência, com risco de morte iminente associado. Outra situação possível é quando o médico assistente ou oprofissional responsável opta por uma alternativa entre diferentes abordagens possíveis, enquanto que a equipe, o paciente ou seus familiares se dividem entre duas ou mais opções.

Tomada de Decisão de Médio Envolvimento
No processo de tomada de decisão de médio envolvimento o médico assistente ou profissional responsável compartilham suas opções com o paciente e outros membros da equipe oufamiliares, preservando a sua autoridade técnica. A decisão é tomada pelo profissional levando em conta as opiniões, restrições e questões levantadas durante a discussão com os demais envolvidos. É o processo de tomada de decisão adequado a situações usuais de atendimento em saúde, onde o paciente participa ativamente, mas não existe a perda do reconhecimento da autoridade do profissional. O pacientebusca o atendimento justamente por reconhecer no profissional uma autoridade capacitada para auxiliá-lo a lidar com um problema que lhe está afligindo.

Tomada de Decisão de Alto Envolvimento
O processo de tomada de decisão de alto envolvimento é aquele que ocorre quando todos os envolvidos participam de forma ativa e democrática. O médico assistente ou outro profissional responsável estabelece osparâmetros, mas a responsabilidade pela decisão é compartilhada entre todos os envolvidos. O ideal é quando a decisão é tomada por consenso. Este processo pode ser útil no estabelecimento de alternativas de tratamentos de longo prazo ou em situações limites, onde o paciente ou seus familiares, quando este está incapacitado para tomar decisões, solicitam a interrupção ou a não adoção de novas...
tracking img