O solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções essenciais do solo. Descrever.
A função do solo é servir de substrato para as raízes dos vegetais se fixarem e também para abrigar animais subterrâneos. Além disso o solo abriga uma enorme quantidade de bactérias. Solo é uma mistura heterogênea com 6 constituintes. Os seis constituintes do solo são: Areia, Argila, Sais minerais, Húmus, Ar e Água.
• Absorver e liberar nutrientes e outroscompostos químicos;
• Reter e liberar água para as plantas, rios e lençol freático;
• Promover e sustentar o crescimento radicular;
• Propiciar habitat favorável aos organismos;
• Responder ao manejo e resistir à degradação;
• Armazenar e deixar fluir calor e gases.
Fases do Solo
Das três fases do solo, sólida, líquida e gasosa, as duas últimas são complementares, isto é, a máxima presençade uma implica na ausência da outra. Sempre a porção do espaço poroso não ocupada pela fase líquida será complementada pela fase gasosa. Portanto, a fase líquida pode estar presente nos poros do solo completa ou parcialmente. No primeiro caso, o solo é dito saturado e, no segundo, não saturado.

A fase sólida do solo é composta basicamente de duas frações, uma orgânica (matéria orgânica dosolo) e outra inorgânica (argila). A fração orgânica é transformada em húmus pela ação dos microorganismos existentes no solo, liberando neste processo os minerais que, juntamente com a fração inorgânica, quando dissolvidos em água, formam a solução do solo, constituindo assim a fonte de nutrientes minerais para as plantas (Figura).
A composição da solução do solo sofre pouca alteração porque o soloapresenta uma capacidade continua de reposição dos nutrientes a partir dos processos de mineralização e decomposição dos componentes inorgânicos e orgânicos, respectivamente.
A matéria orgânica do solo inclui uma grande variedade de substâncias, incluindo seres vivos (organismos do solo) que representam cerca de 5% da matéria orgânica total, tecidos mortos vegetais e animais em vários estádiosde decomposição mas ainda de origem reconhecível, que representam cerca de 10%, e uma mistura complexa de material orgânico, já decomposto e modificado ou sintetizado de novo, designada por húmus, e que representa normalmente 85% da matéria orgânica total dos solos (gráfico 1).

Diversidade biológica e funcional
solo é um conceito amplo que se refere ao equilíbrio entre os condicionantesquímicos, físicos e biológicos do solo. ... da biologia molecular, que tem permitido interpretar mais facilmente e de forma mais sensível a diversidade estrutural e funcional dos microrganismos.
Tão importantes quanto às características físico- químicas do solo são os seus
componentes biológicos, ou seja, a diversidade genotípica ea atividade metabólica
dos microrganismos edáficos.
A diversidadebiológica, isto é, a existência de um número elevado de espécies diferentes de organismos, é indicadora da qualidade do solo. De facto, uma grande diversidade biológica está relacionada com a capacidade dos organismos para utilizarem uma grande variedade de substratos e levarem a cabo um vasto leque de reações bioquímicas diferentes, ou seja, está associada a uma diversidade funcional.
Estaredundância funcional confere ao solo estabilidade e resiliência.
Absorcao do solo
os mecanismos de regulação da absorção e assimilação do nitrogénio nas plantas, de modo que a eficiência de uso desse nutriente seja aumentada. O nitrogênio é absorvido nas raízes sob a forma de NO3- ou NH4+, sendo então incorporado em aminoácidos na própria raiz ou na parte aérea.
O nitrogênio (N) é considerado elementoessencial para as plantas, pois está presente na composição das mais importantes biomoléculas. Em muitos sistemas de produção, a disponibilidade de nitrogênio é quase sempre um fator limitante, influenciando o crescimento da planta mais do que qualquer outro nutriente.
Dada a sua importância e a alta mobilidade no solo, o nitrogênio tem sido intensamente estudado, no sentido de maximizar a...
tracking img