O simbolismo, o futurismo de meyerhold atravessando o tempo por woyzeck high tech.

1625 palavras 7 páginas
O simbolismo, o futurismo de meyerhold atravessando o tempo por woyzeck high tech.

RESUMO

Reconhecer semelhanças entre o simbolismo, o futurismo de Meyerhold e o espetáculo de conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Woyzeck High Tech, é um objetivo, uma pretensão de mostrar como uma linha de pensamento pode atravessar anos e explodir no palco contemporâneo.
Palavras-chaves: Woyzeck High Tech. Simbolismo. Futurismo. Meyerhold.

Woyzeck High Tech e suas sugestões ao passado.

Todos os semestres os alunos do curso realizam uma montagem final que pretende mostrar tudo que esses apreenderam durante o curso. Não diferente dos outros espetáculos, Woyzeck High Tech é resultados dessas experiências e vontades dos alunos, talvez uma das grandes diferença perante outras montagens do curso é o fato dessa conclusão ser dirigida por um aluno da turma, sendo a segunda turma a ter esse modelo. Pro positivo ou negativo, acredito que esse fator é essencial para a montagem ter acontecido à sua maneira.
É difícil tentar mostrar as referências encontradas no Woyzeck High Tech com o simbolismo e futurismo de Meyerhold para um leitor que não assistiu ao espetáculo, ainda assim, tentarei de maneira breve realizar essa tarefa. Para isso não irei discorrer sobre o espetáculo por parágrafos e em seguida fazer as comparações, mas optarei por; a medida que fizer comparações reconhecidas por mim em minhas leitura irei evidenciar as características de nossa montagem e com isso mostrar como é forte essas duas escolas no teatro contemporâneo a partir de um espetáculo realizado na atualidade.
Antes frisarei uma clara influência do simbolista, Maeterlink, sobre a estética de Meyerhold, que montou diversas de suas peças na Rússia, entre elas “A morte de Tintagiles”. A pesquisadora Marie-Claude Hubert expõe, em seu livro “As grandes teorias do teatro”, uma declaração do encenador russo quanto a essa montagem;

“Por

Relacionados

  • História do cinema mundial
    154591 palavras | 619 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas