O ser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
CAPITULO II

GEORGINA MARIA DOS SANTOS

Gama-DF
2011
RESENHA CRÍTICA

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL - CAPITULO II por Georgina Maria dos Santos

RAICHELIS, Raquel. LEGITIMIDADE Popular e Poder Público. São Paulo. Editora Cortez. 1988.

Raquel Raichelis possui graduação em Serviço Social pela PontifíciaUniversidade Católica de São Paulo- PUCSP (1971), mestrado em Serviço Social pela PUCSP (1986) e doutorado em Serviço Social pela PUCSP(1997).
É professora assistente-doutora do Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da PUCSP, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP, pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da PUCSP nasáreas de gestão pública e políticas sociais/ política de assistência social, consultora no campo da gestão pública,vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP (2005-2007), Vice Reitora Acadêmica da PUCSP (2000-2004). Docente e pesquisadora da área de Serviço Social nos seguintes temas: fundamentos teórico-metodológicos do serviço social, trabalho e profissão,política pública de assistência social, sociedade civil e processos de democratização, estado e política social, gestão pública e controle social. Integra conselhos editoriais das Revistas: Serviço Social e Sociedade, Em Pauta, Inscrita e Plurais, é autora de livros e artigos em revistas especializadas nas áreas de Serviço Social e Ciências Sociais.
O texto é composto por duas partes, cada umadelas com abordagem enfática e complementar da trajetória do serviço social no Brasil.Na primeira parte, RAICHELIS, texto o tema é a construção histórica do serviço social e suas relações com as classes sociais. A autora objetiva analisar a trajetória do serviço social como profissão no Brasil.Relata que o serviço social assumiu a atribuição de intermediação entre o poder institucional e a população.Tendo sua origem, como assistência social, no movimento leigo da Igreja Católica nos anos 20. Tem início o seu reconhecimento quanto profissão a partir do momento em que há a organização da Igreja assumindo papel ativo na questão social.Elenca que a partir do Estado Novo o conjunto de leis sociais que fora implementado passa a significar o reconhecimento pelo Estado da presença política daclasse operária e da necessidade de que seus interesses sejam considerados. Como o processo de regulamentação do mercado de trabalho e do controle externo da força de trabalho proletária possibilitou investigar os mecanismos de subordinação da classe. Nesse momento inicia o nascimento do serviço social. O que ocorre efetivamente na década de 30 a partir da iniciativa de grupos sociais, em sua maioriafeminina, ligados à Igreja Católica, tendo sua origem social situada na burguesia e aristocracia agrária da época. São os grupos da Igreja que fundam centros e institutos de ação social e ação católica que originam as escolas de serviço social. A autora ressalta que o serviço social surge como departamento de ação social que funciona como alternativa à caridade e a repressão. Neste momento oserviço social assume o papel de desenvolver ação preventiva. Com o objetivo de minimizar as seqüelas do desenvolvimento capitalista e seu subproduto os menos favorecidos. É quando a Igreja Católica utiliza os recursos a seu alcance para formulação e execução de uma estratégia política que lhe garanta influencia dentro do Estado. E expressa sua posição de que a questão social não é monopólio do Estadoe que a disposição da Igreja é interferir junto ao proletariado. Ressalta que o apostolado social da Igreja penetra na vida das classes trabalhadoras e dar-lhes a entender valores de ajustamento da burguesia considerada naturalmente superior. Período marcado por profundo conservadorismo da Igreja. Aponta que, mesmo o serviço social não tendo sido criado pelo Estado, mas pela iniciativa...
tracking img