O sentido da autonomia no processo de globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SENTIDO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO"
Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira
(Professor Assistente do Depto de Sociologia e Política-UFSM)

Maria Arleth Pereira
(Professora Titular - Pós-Graduação/Centro de Educação-UFSM)
Este artigo foi solicitado pelos Professores Timothy W. Luke (University Distinguished Professor of Political Science) e Kevin Egan (Department of PoliticalScience Virginia Tech)em 11.06.2002, para fazer parte do projeto de livro eletrônico intitulado "From Analogue to Digital Fordism" do "Center for Digital Discourse and Culture" e "Digital Libraries Project at Virginia Tech".
RESUMO
O processo de globalização está trazendo profundas transformações para as sociedades contemporâneas. O acelerado desenvolvimento tecnológico e cultural, principalmentena área da comunicação, caracteriza uma nova etapa do capitalismo, contraditória por excelência, que coloca novos desafios para o homem neste final de século. Cultura, Estado, mundo do trabalho, educação, etc. sofrem as influências de um novo paradigma , devendo-se adequarem ao mesmo. Neste novo paradigma, a autonomia é privilegiada. Tornou-se necessidade para a vida numa sociedadedestradicionalizada e reflexiva. No mundo do trabalho, a autonomia é diferença que marca a mudança do predomínio do fordismo para o pós-fordismo. Já no que tange à educação, deve a mesma possibilitar o desenvolvimento desse valor, trabalhando o homem integralmente para que ele possa não só atender aos requisitos do mercado, mas também atuar como cidadão no mundo globalizado. Nossa análise caminhará sempre nosentido dos limites e das possibilidades desse mundo, tendo como categoria central a autonomia, e como pensamento norteador a teoria pós-fordista sob o enfoque dos teóricos "Novos Tempos".
INTRODUÇÃO
A sociedade moderna, tipicamente industrial, sofreu uma transformação radical, sendo caracterizada hoje como uma "sociedade globalizada ". Impulsionada pela explosão das informações e intensificação dascomunicações em nível mundial, a sociedade global contempla, de um lado, a cultura pluralista e, de outro, a modificação do valor econômico e do poder do Estado, que fortalecem o "consumo", priorizando a estetização da realidade.
Enfocaremos a globalização, aqui, não apenas como mera concepção de integração econômica, mas, seguindo a linha de CHESNEAUX (1995), como um processo que envolvetransformações nos significados de intensificação das comunicações, tempo-espaço, desterritorialização, integração mundial, modernidade técnica e reflexividade social.
Para os teóricos da globalização, estamos vivendo o reflexo/contraste de mais uma modificação sistêmica do capitalismo. Dentro de diversas versões expostas pela Política, Sociologia, História, Geografia, etc., podemos apreender a mudançageral que demonstra a diferença dessa etapa do capitalismo em relação às anteriores. Definindo uma "sociedade globalizada", o capitalismo agora tem suas bases solidificadas na ação da mídia, no tecnopoder e na correspondente cultura da informatização.
Nesse novo espaço, o Estado-nação sofre um certo enfraquecimento frente ao poder das organizações regionais e transnacionais, "(...)tornando-seimpotente diante da influência dos macro-agregados globais e dos imprevistos do mercado mundial(...)"(CHESNEAUX,1995:77). Também com mais freqüência vem dividindo seu poder político com outros órgãos da sociedade civil, passando a incorporar a função de controlador, coordenador e gestor das políticas públicas.
No que tange aos meios de produção, estes não são mais determinados exclusivamente pelocapital, pelos recursos naturais tais como a terra, e nem tampouco pela mão-de-obra, mas sim pelo conhecimento técnico e científico. A sociedade globalizada está também transformando a natureza do trabalho, tornando-o cada vez menos braçal e cada vez mais imaterial. A tendência é trabalhar de modo mais intelectual, com empreendimento autônomo e com fortes capacidades criativas. Capacidades...
tracking img