O segredo de luisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 391 (97628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SEGREDO DE LUÍSA

FERNANDO DOLABELA

Este trabalho é dedicado a Louis JACQUES FILION, renomado pesquisador canadense e o maior responsável pela introdução do ensino de empreendedorismo no Brasil.

O conceito de mestre, tanto pelo que sabe como pelo que faz, cai-lhe como uma luva. E é também para LUÍSA, que domina todo o meu ser, segundo a segundo, contra quem o tempo nada pode, no meucoração.
MARIA AMÁLIA, de quem o tempo me aproxima, que seguirei, onde for.
FERNANDA, ANDRÉ, EDUARDO, PEDRO, donos do que sou e serei, e dos meus sonhos.
JANICE, meu amor.

O Segredo de Luísa
MELHOR LIVRO DE ADMINISTRAÇÃO
Troféu Cultura Econômica 2005, Jornal do Comércio, Porto Alegre

Este livro é uma descoberta. O autor prende a sua atenção com uma história excitante. Enquanto isso,ensina empreendedorismo num segundo nível de detalhes, lidando com aspectos da narrativa relativos ao “como fazer”. Na minha opinião, ele irá estabelecer um estilo e um padrão a ser seguido por outros livros em muitas áreas.
NEIL C. CHURCHILL
Ph.D. Professor Emeritus, INSEAD

Na última década, o empreendedorismo tornou-se o melhor meio para gerar novos empregos em sociedades que se encontramsubmetidas a duros ajustes estruturais. Este livro é uma notável contribuição para essa finalidade. Estimulante, fácil de ler, ele será um excelente instrumento em todas as iniciativas brasileiras na área de empreendedorismo.
PAUL PREVOST
Ph.D. Université de Sherbrook

Formatado como ficção, embora não seja literatura, O segredo de Luísa consolida uma realidade — a de que o empreendedor aprendemesmo é com a experiência, própria e de outros, e com os problemas que enfrenta diariamente. Luísa representa os desafios enfrentados nessa trajetória, induzindo o leitor a conhecer suas forças e fraquezas, a ser criativo, disciplinado e persistente na realização de seu sonho.
EMERSON DE ALMEIDA
Presidente da Fundação Dom Cabral

Além de constituir um gênero novo, este best seller se situa entreos grandes clássicos que contribuem para a edificação do gênero humano.
LOUIS JACQUES FILION
Ph.D. HEC Montréal

ORELHAS DO LIVRO
APRENDENDO A EMPREENDER
De acordo com pesquisas nacionais e internacionais, os empreendedores aprendem mais com a prática do que com a teoria. São os problemas que os levam a se superar e a dominar os conhecimentos necessários ao sucesso na vida real. E é combase em exemplos — um parente, um amigo da família — que eles modelam comportamentos e objetivos.
Foi a partir dessas constatações que o professor Fernando Dolabela percebeu o tamanho do desafio que tinha pela frente quando abraçou o ensino de empreendedorismo como sonho e projeto de vida. É possível ensinar sem teoria? Como definir conteúdos se cada empreendimento exige conhecimentos diferentes,se — para ficarmos em apenas um exemplo — escrever livros é diferente de publicar livros, que é diferente de distribuir livros, que é diferente de vender em livraria, que é diferente de vender de porta em porta e assim por diante?
O segredo de Luísa representa sua vitória sobre essas questões e várias outras. Uma das mais espinhosas sendo a que diz respeito aos valores da sociedade. Sim, pois éfato que ainda hoje o sonho dos pais é a segurança dos filhos em empregos públicos ou em grandes empresas. Há menos de uma década, mesmo os profissionais liberais — médicos, dentistas, engenheiros — saíam da faculdade sem jamais ter assistido a uma aula sobre sua carreira como negócio. Felizmente, as coisas já começaram a mudar.
Autor da metodologia de ensino de empreendedorismo que é a maisadotada no país, experiente formador de formadores nessa área, lutando agora para fazer o empreendedorismo atingir crianças e jovens desde os primeiros degraus da escolaridade, Dolabela foi o lançador e é o principal ativista da cruzada para virar o jogo da inserção da moçada no mundo do trabalho. Suas matérias? O ser humano, a construção da auto-estima, o direito de sonhar, a escola como criadora...
tracking img