Desenvolvimento neuronal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO DURANTE OS PERÍODOS EMBRIONÁRIO, FETAL E PÓS-NATAL INICIAL

Durante o crescimento e desenvolvimento ocorrem muitas alterações estruturais e funcionais impressionantes no sistema nervoso humano. Essas alterações de desenvolvimento não são homogêneas, em vez disso, regiões neurais diferentes se desenvolvem em frequências diferentes e de forma contínua. Já naterceira semana de gestação, o ritmo de seu crescimento vai obedecendo a uma cronologia precisa e a uma programação biológica geneticamente determinada. Algumas regiões neurais, como por exemplo o cerebelo, iniciam o desenvolvimento significativo relativamente tarde no período pré-natal e, como uma função de um crescimento acelerado, atingem características de maturação muito rapidamente, enquantoque outras regiões neurais, como o córtex cerebral, podem ter períodos de desenvolvimento extremamente alongados.
Além disso, o desenvolvimento neuronal não ocorre em estágios discretos, mas por meio de estirões de crescimento que começa no meio da gestação e continua até a idade de adulto jovem. Cada um desses estirões de crescimento cerebral contribui para um aumento na complexidade evelocidade da comunicação interneuronal levando a redes neurais mais complexas. Os neurologistas afirmam que alguns destes surtos de crescimento coincidem com mudanças no comportamento cognitivo.
O desenvolvimento pré-natal e pós-natal do sistema nervoso pode ser caracterizado por nove eventos principais que são interativos e dependentes. São eles:
1. formação da placa neural com três a quatro semanasde gestação;
2. proliferação celular com dois a quatro meses de gestação;
3. migração de neurônios e glias para suas posições finais com três a seis meses de gestação;
4. agregação de células em regiões neurais com seis meses de gestação até muitos anos após o nascimento;
5. diferenciação de neurônios imaturos e glias;
6. formação de conexão interneuronais e estabelecimento de sinapses;
7.morte neuronal eletiva como resultado da produção excessiva de neurônios;
8. perda de algumas conexões interneuronais e estabelecimento de outras;
9. mielinização de axônios, indo do nascimento até os dez anos ou mais e continuando na idade adulta.
Do quinto ao nono processo estão ativos durante a vida pós-natal e alguns deles, possivelmente estão ativos durante toda a vida. Estes eventosocorrem de maneira sobreposta reforçando a noção de que o desenvolvimento do cérebro humano é um processo contínuo com o tempo.
As etapas ontogenéticas classificadas como eventos aditivos (progressivos) do desenvolvimento do sistema nervoso, a saber: proliferação celular, migração neural, agregação seletiva, diferenciação celular e sinaptogênese, resultam em um excesso de neurônios, de circuitosneurais e de sinapses, e por isso o desenvolvimento normal do sistema nervoso também inclui os chamados eventos substrativos, também chamados de regressivos, que consistem na eliminação seletiva de axônios, de sinapses, e a morte neural.
Isto explica porque, mesmo antes de nascer o ser humano já perde neurônios; esta perda neural é considerada normal porque ela é geneticamente programada, isto é,inclui todas as células e pode acontecer a qualquer momento, sendo contida por fatores denominados neurotróficos.
Esta morte neural recebe o nome de apoptose e é totalmente distinta da necrose; nela se admite que as perdas são benéficas, necessárias ao bom funcionamento e à sobrevivência do organismo, enquanto na necrose as mortes neurais são entendidas como patológicas por serem decorrentes defatores externos tais como traumas, produtos tóxicos, bactérias ou vírus.
Como a apoptose faz parte do desenvolvimento normal, qualquer distúrbio de sua regulação (genes responsáveis pela autodestruição da célula) pode provocar várias doenças; Alzheimer e Parkinson são exemplos de distúrbios decorrentes de apoptose excessiva que resultam em demência progressiva e irreversível, dada a perda de...
tracking img