O santo e a porca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Santo e a Porca é uma peça teatral do gênero comédia, escrita em 1957, abordando o tema da avareza.

Relata o casamento da filha de um avarento, sendo que o "santo" do título é Santo Antônio e a"porca" é um cofrinho, símbolo do acúmulo de dinheiro e tão protetor quanto o santo (Deus).

A peça serviu de base para uma das tramas da microssérie e o filme O Auto da Compadecida também de ArianoSuassuna.[1]
Em 2000 a peça foi adaptada para o especial Brava Gente da Rede Globo.[2]

A obra não é uma produção original do autor. O próprio Suassuna afirmou que ele fizera uma adaptação da peçaAululária escrita por Plauto, um escritor latino que viveu antes de cristo. Mas devido sua belíssima releitura, contextualizada à realidade nordestina e com uma trama mais complicada, o texto éconsiderado uma peça original e suprema.

Resumo
A fábula narra a história de um velho avarento devoto de Santo Antônio, conhecido como Euricão Árabe, que esconde em sua casa uma porca lotada dedinheiro.

Os fatos acontecem na sala da casa de Eurico onde há uma estátua de Santo Antônio ao lado de uma antiga porca de madeira recheada de dinheiro, mas cujo conteúdo ninguém conhece ou desconfia,pois Eurico sempre se fazia de pobre e coitado.

Em sua casa vivia sua filha Margarida, sua irmã Benona, a empregada Caroba e, há algum tempo, Dodó, filho do rico fazendeiro Eudoro, que se fingira decoitado para ficar próxima a sua amada Margarida, a quem namorava as escondidas.

Toda a confusão inicia-se com uma carta enviada a Eurico por Eudoro, através de Pinhão, noivo de Caroba, dizendo queiria visitá-lo para pedir seu bem mais precioso.

Eurico fica apreensivo imaginando que Eudoro vem em busca de sua porca enquanto Caroba, percebendo que o fazendeiro viria pedir a mão de Margarida,engendra um plano para ganhar um dinheiro extra para se casar com Pinhão, para Margarida e Dodó se casarem e para Eudoro casar com Benona, pois, os dois foram noivos no passado.

Caroba convence...
tracking img