O Sagrado E O Profano

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015
O Sagrado e o Profano

"Amor sagrado e profano" - pintura de Ticiano (1490-1576) 

SAGRADO:
É tudo aquilo que divinizamos ou está relacionado ao divino, foco de respeito, veneração e até mesmo deadoração. São considerados sagrados, a própria divindade (Deus ou deuses), também os seres ligados diretamente a a ela, como os anjos, os avatares, etc. Além da divindade e dos seres ligados a elatambém podemos identificar como sagrados coisas como alguns tipos de alimentos (o pão e o vinho oferecidos em sacrifício nos ritos cristãos da missa ou do culto), objetos (cálice, altar, roupas, bíblia,ícones, etc. a serviço do culto divino), lugares (templos, igrejas, sinagogas, montanhas, cidades, etc.), pessoas (profetas, sacerdotes, etc.), também existem outros tipos de coisas sagradas bastantecuriosas como: árvores, pedras, o sol, a lua, etc.
O Sagrado está quase sempre relacionado a ideia de santidade, mas não necessariamente no sentido de perfeição, e sim também no sentido de propriedade, ouseja, enquanto certas coisas ou seres são propriedades do Ser ou dos seres divinos em questão. Isso ocorre, por exemplo, como no caso do povo de Israel que é um povo considerado sagrado mediante aaliança realizada entre Javé (Deus) e o patriarca Abraão, cujo trato (aliança) conforme está escrito no Torá, torna os descendentes de Abraão, propriedade de Javé, mas não exige do povo perfeição,apenas que este adore e sirva a Javé como Deus Único e não venham a adorar outros deuses.
PROFANO:
Ao contrário do sagrado o profano é tudo aquilo que está relacionado ao mundo atual em que vivemos, tambémchamado de século. Mas é importante ressaltar que quando falamos de profano, não estamos nos referimos ao mundo como algo negativo ou ruim. Talvez algumas religiões possam ter uma visão negativa domundo, mas não podemos generalizar. O próprio Jesus afirmou certa vez que não é o que vem de fora (do mundo) que torna o homem impuro e sim o que sai de dentro do homem, pois tudo o que Deus criou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sagrado e profano
  • O sagrado e o profano
  • O sagrado e o profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O sagrado e o profano
  • o sagrado e o profano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!