O sagrado e o profano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SAGRADO E O PROFANO
Mircea Eliade

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS Curso de Licenciatura emFilosofia 2012/2º Antropologia

Professora Vivian da Veiga Silva

Acadêmicas: Ione Brito de Oliveira de Assis, Maria Cristina Inácio eTeresa Cristina Stefano Teixeira


O SAGRADO E O PROFANO
Mircea Eliade

1- Vida e Obra
2- Pensamento
3- O Sagrado e o Profano
3.1- O Espaço
3.2- O Tempo
3.3- O Mundo e a Natureza
3.4- A Existência Humana
Bibliografia

1- Vida e Obra|
|
|
Escritor e historiador (1907-1986) nascido em Bucareste, Romênia, considerado o mais importante e influente especialista em história e filosofia das religiões, ficou conhecido pelas pesquisas que empreendeu sobre a linguagem simbólica das diversas tradições religiosas. De uma família de cristãos ortodoxos, desde jovem se tornou poliglota, aprendendo o italiano, inglês, francês ealemão. Formou-se em filosofia pela Universidade de Bucareste (1928) onde defendeu uma tese de mestrado sobre a filosofia na Renascença italiana, de Marcilio Ficino e Giordano Bruno. Influenciado pelo humanismo na Renascença foi para a Índia onde estudou sânscrito e filosofia hindu na Universidade de Calcutá e ainda aprendeu o hebraico e o parsi (língua nativa da Índia e do Paquistão). Tambémestudou as filosofias do sudeste asiático, sob a orientação do mestre Surendranath Dasgupta (1885-1952), professor emérito da Universidade de Calcutá e autor de 5 volumes sobre a história da filosofia da Índia. De volta à Romênia (1932), doutorou-se no departamento de filosofia com a tese publicada em francês Yoga: essai sur les origines de la mystique indienne (1933). Esta edição deu-lhe reputaçãointernacional e o levou a publicar outras obras sobre ioga e outros textos sobre filosofia. Trabalhou como adido cultural e de imprensa nas representações diplomáticas romenas em Londres e Cascais Portugal. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), durante a qual serviu na legião romena na Inglaterra e Portugal, por suas convicções direitistas não voltou para a recém Romênia comunista e estabeleceu-se emParis, e tornou-se professor de religião comparativa, na Sorbonne, enquanto escrevia em francês. Emigrando para os EUA, estabeleceu-se definitivamente em Chicago, onde passou a lecionar história das religiões na Universidade de Chicago (1956). Passou a chefiar o Departamento de Religião da Universidade (1958), cargo que ocupou até à sua morte, ocorrida nessa mesma cidade. Entre suas principaisobras, caracterizadas pela interpretação das culturas religiosas e a análise das experiências místicas, foram Traité d'histoire des religions (1949) e Le Sacré et le profane (1965).

2- Pensamento

A despeito de que seu foco de investigações se situe na história das religiões, Eliade nunca se afastou da formação intelectual de filósofo, mesmo que ele nunca tenha sido um filósofo propriamentedito. Existem radicais desacordos sobre o seu pensamento. Alguns veem como crucial sua contribuição para os estudos das religiões, enquanto que outros o veem como um obscurantista cujas propostas normativas são inaceitáveis.

Embora ele nunca tenha se distanciado de sua bagagem filosófica racional, nunca exercitou exatamente o âmbito da filosofia; se alguns reconhecem sua extrema significância na...
tracking img