O sagrado e o profano

Páginas: 8 (1858 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
KLEBER MARTINS FERREIRA
























O SAGRADO E O PROFANO






Resumo do texto de Mircea Eliade, Mestrado em Ciências da Religião, Disciplina Fenômeno Religioso, Professora Carolina Teles Lemos.











Goiânia
2012
O SAGRADO E O PROFANO

A partir das considerações de R. Otto sobre o tremendum, a majestas e o mysterium fascinanstemos uma ideias de criador e de criatura e da experiência religiosa onde “O sagrado manifesta-se sempre como uma realidade inteiramente diferente das realidades “naturais”.” (Eliade, pág. 14.). Da experiência religiosa o religioso entra em contato com o sagrado.

Quando o sagrado se manifesta

O sagrado é antônimo do profano e quando o sagrado se manifesta, ele quer se revelar ao homem, estamanifestação do sagrado ao homem dá se o nome de hierofania. Esta manifestação de ordem sobrenatural se mostra em nosso mundo por meio de objetos do mundo natural. Havendo esta manifestação em algum objeto ele passa a ser sagrado, não como objeto em si, mas como um objeto que tem a representação do divino.
O profano versus sagrado se traduz na oposição ao irreal/irreal, material/imaterial.

Doismodos de ser no mundo

Para o homem moderno as relações com os utensílios, a casa, a natureza ou trabalho é meramente fisiológica, ou seja, é um modo de sobreviver, é uso em benefício do homem apenas como objeto. Para o homem primitivo um ato fisiológico podia através de um sacramento tornar-se sagrado.
O sagrado e o profano sua duas posturas assumidas pelo homem em sua história de vida nomundo, a dualidade do natural e do sobrenatural. O sagrado e o profano depende das diferentes no seu mundo.

O sagrado e a história

Ao longo da história, partindo do mundo particular de cada civilização, o sagrado se manifestou de formas diferentes e ligadas a experiência social de cada comunidade, a exemplos dos agricultores que cultuavam a Terra-Mãe que ao mesmo tempo não fazia sentido para oscaçadores. “Há, portanto, uma diferença de experiência religiosa que se explica pelas diferenças de economia, cultura e organização social – numa palavra, pela história.” (Eliade, pág. 20.).

O ESPAÇO SAGRADO E A SACRALIZAÇÃO DO MUNDO

Homogeneidade espacial e hierofania

Quanto à homogeneidade espacial, para o homem religioso existem espaços (lugares) sagrados e outros não (amorfos). Estelugar sagrado se define pela hierofania, como exemplos destes lugares sagrados temos no livro bíblico de Êxodo quando Deus se manifesta a Moisés e o manda retirar a sandália dos seus pés.
A descoberta do lugar sagrado para o religioso é de fundamental importância para ele. É como se fosse o marco zero, dali parte todas as orientações, e aquele marco passa ser terra santa da religião, um centro,dali parte tudo, o “Centro do Mundo”.
Do ponto de vista da experiência profano o mundo é um espaço geométrico que pode ser dividido funcionalmente, diretamente relacionado às necessidades humanas, no sentimento profano o homem é o centro do mundo. Este sentimento profano na verdade não pode ser confundido com ateísmo, o que ocorre neste caso é visão materialista da superfície terrestre. Mas mesmodentro deste materialismo o espaço terrestre também tem o seu valor simbólico, parecido com a não homogeneidade, pois existem lugares mais valorizados em função de valor econômico, nascimento ou ainda experiência amorosa.

Teofanias e sinais

Teofania é a revelação de Deus. Quanto a não homogeneidade do espaço, acabamos de dizer que para o religioso existe o lugar sagrado, o centro. É nestecentro que o sagrado se revela. O lugar sagrado do Sagrado se manifestar. O religioso tem a concepção que este espaço não pode ser contaminado, tem que ser obedecido o ritual para haver uma “porta” aberta para Céu por os deuses passará ao descer a Terra.
O religioso busca a revelação de Deus, como chamamos de experiência religiosa, mas em muitos casos basta apenas um sinal. Se não há resposta, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sagrado e profano
  • O Sagrado E O Profano
  • O sagrado e o profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O sagrado e o profano
  • o sagrado e o profano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!