O romantimo em portugal

1243 palavras 5 páginas
O ROMANTISMO EM PORTUGUAL

O Romantismo em Portugal

O Romantismo teve início, em Portugal, com o poema Camões, de Almeida Garrett, publicado em 1825. Durante seu transcorrer, cultivaram-se a poesia, o conto, a novela, o romance, historiografia e o teatro. Ocorreram o aparecimento do jornalismo e o prestígio da Oratória. A poesia apresentou os seguintes nomes principais: Garrett, Castilho, Herculano, Soares de Passos e João de Deus. No conto, salientaram-se Herculano e Rebelo da Silva. Na novela, Camilo Castelo Branco. No romance, Júlio Dinis. No teatro, Garret.

A PRIMEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA

Almeida Garret, de vida aventuresca e movimentada, parece, à primeira vista, encarnar a própria mentalidade romântica, inclusive pelo modo meio escandaloso de vestir-se. A sua obra apresenta grande variedade, resultante do temperamento inquieto e dos muitos talentos que possuía. Em poesia, publicou Flores sem Fruto (1845), Folhas Caídas (1853) etc., em que exprime todo o seu dom-juanismo, por vezes tingido duma teatralidade sincera. Ao mesmo tempo, atribuiu aos versos uma naturalidade próxima do falar cotidiano. Em prosa, escreveu o Arco de Santana (1847-1850), romance histórico, e as Viagens na Minha Terra (1843-1845), obra em que se misturam o relato jornalístico, a literatura de viagens e a história de amor da Joaninha dos Olhos Verdes. Aqui também se estampa seu aspecto romântico, expresso numa linguagem fluente, fácil, direta e vibrante. Para o teatro, criou uma das obras-primas de toda a dramaturgia portuguesa: Frei Luís de Sousa (1843).

Alexandre Herculano de Araújo cultivou a poesia, o conto, o romance, o ensaio e a historiografia. Como poeta, alcançou somente notas medianas, por falta de maior sensibilidade. Em compensação, como ficcionista tornou-se um dos mais importantes da primeira época romântica. Os seus contos, reunidos em Lendas e Narrativas (1839-1844), tratam quase todos de temas históricos medievais. Igualmente de caráter histórico são os

Relacionados

  • A segunda gera o do Romantismo
    1424 palavras | 6 páginas
  • Romantismo
    1340 palavras | 6 páginas