O Retrato De Dorian Gray 1

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
HISTÓRIA

IONÁ CRISTINA MOURA DE MORAES



ANÁLISE DO LIVRO
“O RETRATO DE DORIAN GRAY”
DE OSCAR WILDE











SÃO PAULO
2014
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
HISTÓRIA

IONÁ CRISTINA MOURA DE MORAES



ANÁLISE DO LIVRO
“O RETRATO DE DORIAN GRAY”
DE OSCAR WILDE



Análise da obra “ O Retrato de Dorian Gray” apresentado para a disciplina História da Arte, Prof.Victor, 3o. Semestre, período Matutino.






SÃO PAULO
2014
1. O Autor:
Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin, na Irlanda, em 16 de outubro de 1854 filho de um eminente cirurgião oftalmologista e de uma poeta nacionalista que escrevia com o pseudônimo de "Speranza". Estudou no Trinity College de Dublin e, posteriormente, no Magdalen College, em Oxford, onde começou a divulgar o“Movimento Novo Estético” (ou “Arte pela Arte”) Embora tivesse obtido o primeiro lugar e ganhado o prêmio Newdigate de poesia, não recebeu bolsa de estudos em Oxford e foi obrigado a ganhar a vida dando aula a escrevendo na imprensa. Em 1881, publicou um volume de poesia que fez pouco sucesso e, no ano seguinte, empreendeu um ciclo de palestras nos Estados Unidos a fim de promover a companhia D´Oyle. Em 29 de maio de 1884 Oscar casou-se com a jovem Constance Lloyd, herdeira de uma grande fortuna, e com ela teve dois filhos: Cyril, em 1885, e Vyvyan, em 1886. Sua vida amorosa era um tanto turbulenta, e, com a rápida visibilidade que sua figura ganhou na Inglaterra, mesmo antes da segunda metade do século XIX, se tornou alvo de crítica constante daqueles que “zelavam” pela moral vitoriana, ouseja, em grande maioria, burgueses e membros da alta aristocracia inglesa. As acusações sobre homossexualismo (aqui uso o termo “acusações”, pois a época, o homossexualismo era considerado crime) de Oscar Wilde viriam a partir de 1886, quando o escritor conhecera o jovem Robert Ross, com quem supostamente teria iniciado suas relações homossexuais.
Wilde torna-se uma referência que transcende oscírculos literários londrinos, chegando a viajar para Nova Iorque por volta dos 30 anos de idade para realizar algumas conferências e realizar estudos sobre o movimento estético. Em 1890, quando o romance “O Retrato de Dorian Gray” é publicado em capítulos na “Lippincott’s Magazine”, Oscar já era tido como um dos mais importantes nomes da literatura e crítica inglesa.
No entanto, o sucesso foiefêmero. Em 1891, Wilde conheceu lorde Alfred Douglas, pelo qual se apaixonou perdidamente.
Ao publicar sua obra em volume, Wilde escreve algumas frases no prefácio em resposta indireta e bem elaborada aos ataques destes críticos, contendo frases de efeito como “Quando críticos discordam, o artista está em acordo consigo mesmo”.
A partir de então, Wilde dedica-se a escrever para o teatro uma série depeças, em maioria comédias, utilizando-se de diálogos de uma linguagem sempre sofisticada para a execução das mesmas, estes contendo diversas críticas aos costumes vitorianos. Destacam-se entre elas: “O Leque de Lady Windermere” (1893), “Um Marido Ideal” (1895) e “A Importância de Ser Fervoroso” (1895).
À medida que sua carreira se desenvolvia de forma positiva, sua vida pessoal era observadanegativamente pela burguesia e aristocracia inglesa, que começa a persegui-lo, Em 1895, quando estava no auge, ele processou o pai de Douglas, o marquês de Queensberry, por difamação. Perdeu a ação e, depois de mais dois julgamentos, foi condenado a dois anos de reclusão por atos de flagrante indecência.
Wilde fica preso e executa trabalhos forçados durante dois anos, o que contribuí para a fragilizaçãode sua saúde, vindo o mesmo a falecer no ano de 1900, na França. Ainda na prisão Wilde escreveu suas duas últimas obras, “De profundis” e “A Balada do cárcere de Reading”, que ganharam repercussão mundial, consagrando-o como um dos nomes mais importantes de seu tempo e que, ainda hoje, tem sua produção utilizada como objeto de estudos.
2. O Tradutor:
Paulo Schiller nasceu em São Paulo. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o retrato de dorian gray cap 1 pag 1
  • O Retrato de Dorian Gray
  • O retrato de dorian gray
  • Filosofia- O retrato de Dorian Gray
  • O Retrato de Dorian Gray
  • O retrato de Dorian Gray
  • O retrato de dorian gray
  • O retrato de Dorian Gray

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!