O rapaz do pigama às riscas

255 palavras 2 páginas
O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS

Personagem: PAVEL, Judeu, de meia-idade, empregado da casa do soldado alemão, pai de Bruno. No passado foi médico, antes de ir para o campo de concentração. Por ser judeu era tratado como um escravo.

Através da personagem de Pavel, este filme retrata a falta de respeito pelo ser humano. Pelo facto de ser judeu, o médico foi enviado para um campo de concentração e obrigado a ser escravo para toda a sua vida.

Neste caso, só os alemães é que têm direitos, porque se consideram uma raça superior. Assim, os judeus são enviados para os campos de concentração, onde são mortos ou escravizados pelos soldados nazis. O soldado e a sua respectiva família tiveram, no fundo, uma atitude muito etnocêntrica, afastando o médico judeu por não ter a mesma origem que eles. Tal atitude é um atentado à liberdade de escolha, à dignidade do ser humano e um gerador de sentimentos racistas e xenófobos.
Cada pessoa tem a sua própria cultura e valores. Devemos aceitar-nos uns aos outros, caso contrário, a pessoa humana não é respeitada. Em suma, este filme aborda a época nazi e o Holocausto, onde são visíveis os ideais etnocêntricos extremistas de Hitler. Consegue ainda transmitir-nos que somos todos seres humanos e que devemos ser respeitados de igual modo, independentemente dos nossos ideais, costumes, cultura, religião, etnia ou grupo social a que pertencemos, porque cada indivíduo é livre e único, com direitos e deveres.
Este filme reflecte na perfeição o que não se deve fazer.

Ana Sofia, n.º 3, 10º

Relacionados